DiVaM 2020 arranca em Milreu com o tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”

Regionais
Tools
Typography

A cerimónia de apresentação da 7ª edição do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2020 – Dinamização e Valorização dos Monumentos –, irá ter lugar nas Ruínas Romanas de Milreu, no dia 5 de setembro, às 10 horas.

A edição deste ano conta com a parceria de 27 associações culturais da região e dos municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Portimão, Albufeira e Faro.

A programação cultural irá decorrer até meados de dezembro, em seis monumentos afetos à DRCALg: as Ruínas Romanas de Milreu, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, os Monumentos Megalíticos de Alcalar, o Castelo de Paderne e o Castelo de Aljezur.

“Música: de todos e para todos” é o projeto que abre a programação, no seguimento da cerimónia de apresentação. Performance musical, com instrumentos de sopro e percussão e direção de Albano Neto, cujas peças musicais, de influências de vários pontos do mundo e com um simbolismo associado à questão dos direitos humanos, serão intercaladas com a oralidade dos microcontos de Fernando Guerreiro, num fio condutor demonstrativo da universalidade da música e da importância da palavra, como forma de transmitir uma mensagem. “Música: de todos e para todos” decorre na sequência da celebração do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas e é promovido pela ACREMS- Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense.

“Os efeitos da educação em direitos humanos podem ser dramáticos no despertar das pessoas para o valor e o poder de suas próprias vidas (…)” Daisaku Ikeda,

A temática “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” constitui o denominador comum que abraça a programação de 2020. “Quais as responsabilidades das entidades culturais naquilo que é o pensamento, o debate e a prática, no âmbito da nossa vida em comum, na nossa região e no mundo? Como pode o património e a dinamização desse património ajudar a dar resposta às violações de direitos humanos, que acontecem todos os dias e tão perto de nós?”. Estas foram algumas das questões levantadas, que conduziram à apresentação dos projetos culturais e artísticos, que agora se apresentam, abertos ao público em geral e direcionados para as comunidades locais, estimulando o seu envolvimento e fortalecendo o papel do património no processo de construção e reconstrução social.

É sabido que a situação de pandemia fez adiar a fase de arranque da programação DiVaM, o que levou à sua redução temporal (dos habituais cerca de 9 meses para 3 meses e meio), o que, por outro lado, obrigou a uma calendarização mais intensa de atividades culturais e artísticas, também como consequência da integração de um maior número de projetos culturais apoiados, opção que não foi alheia à situação de fragilidade de muitos agentes culturais da região.

O DiVaM constitui um projeto promotor do valor do património, não apenas como testemunho do passado, da memória e da identidade, mas determinante para que as pessoas que vivem esse património o possam ver com um novo olhar, integrando novas perspetivas e novas narrativas e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. Não será exagero sublinhar que um dos grandes contributos do programa tem sido o de reforçar a ligação afetiva das comunidades ao património que lhes é mais próximo, ao mesmo tempo que proporciona uma real vivência destes espaços patrimoniais.

Oficinas educativas, projetos performativos, musicais e interdisciplinares, palestras, cinema, literatura ou artes visuais, em suma, muitas são as razões para iniciar esta “jornada”, que se inicia no dia 5 de setembro e decorre até meados de dezembro, com uma oferta cultural muito frequente, nos Monumentos do Algarve.

O programa geral do DiVaM será divulgado na sua totalidade no site em http://www.cultalg.pt/ e redes sociais da DRCAlg instagramtwitter facebook, a partir do dia 5 de setembro. Em anexo se dá a conhecer, desde já, para ampla divulgação, a programação para o mês de setembro.

Dada a situação de pandemia que atravessamos, a programação poderá vir a sofrer alterações em relação ao que está previsto e que por isso os interessados deverão consultar regularmente o nosso site e redes sociais.

DRCAlgProgramaDIVAMFernandoGuerreiroDivam

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS