Banner Alto Página

CovidAlgarve vence Prémio Nacional “Eu Participo”

Regionais
Tools
Typography

O período de vigência do estado de emergência e de recolhimento social da população portuguesa serviram de mote para que a Rede de Autarquias Participativas lançasse um novo prémio de participação, destinado aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, designado "Eu Participo", pretendendo, assim, responder a vários objetivos:

• mobilizar os mais novos para iniciativas de cidadania ativa que ajudassem a prevenir a covid-19;

• reconhecer as inúmeras iniciativas de solidariedade e participação que surgiram no nosso país;

• criar um instrumento que permitisse às Autarquias comunicarem com os seus jovens e mobilizá-los para uma forma diferente de participação.

Esta oportunidade esteve aberta à apresentação de iniciativas que tivessem comprovadamente sido desenvolvidas durante este período.

Após a avaliação do júri, composto por 4 elementos, o resultado deste prémio ditou como vencedora a Marisa Alves, de Faro, pelo papel decisivo na dinamização do projeto CovidAlgarve.

Em segundo e terceiro lugares ficaram respetivamente a Rita Lopes, de Ponte de Sôr, dinamizadora do projeto Qliniq, e o Bernardo Arêde, do Funchal, coordenador do movimento Cofiq em Casa.

As candidaturas rececionadas confirmam a enorme capacidade empreendedora e o forte espírito de solidariedade dos mais jovens. Todos, sem exceção, se dedicaram a ajudar os outros, mobilizando recursos próprios e da comunidade envolvente.

A Rede de Autarquias Participativas saúda todas as iniciativas concorrentes e reconhece o mérito de cada ação desenvolvida, algumas das quais em contextos de significativa adversidade.

Estas práticas confirmam a importância da participação dos mais jovens nas comunidades em que se inserem e incentivam a Rede a continuar a privilegiar a participação juvenil nos temas que aborda. A apresentação das iniciativas e projetos desenvolvidos pelos 15 concorrentes encontra-se disponível na edição especial do Boletim "Em Rede", que aqui se disponibiliza.

OficinaCovidAlgMarisaAlves

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS