Com o fecho das escolas, que estará em vigor nos próximos 15 dias, ficará aberto, apenas, um número eduzido de escolas por agrupamento, destinado ao acolhimento dos filhos de trabalhadores de serviços essenciais.
Esta situação aplica-se quando a “mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos”.
É, também, nestas escolas, que serão disponibilizadas as refeições para os alunos que beneficiem de Ação Social Escolar.
Os interessados deverão entrar em contacto direto com as escolas de referência, apresentando as suas necessidades:
- Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Escola Básica Dr. Alberto Iria
Praça Dr. Alberto Iria, Olhão
289710670 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira
Escola Básica José Carlos da Maia
Rua João Augusto Saias, Olhão
289 723 700/289702154 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Escola Básica Dr. António João Eusébio
Av. D. Maria Rosa Dias, Moncarapacho
289700450 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Escola EB 1 (apenas para refeições)
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Fuseta
289700450 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Agrupamento de Escolas João da Rosa
Escola Básica João da Rosa
Rua Caíque Bom Sucesso, Olhão
289700630| Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Agrupamento de Escolas João da Rosa
Escola Básica N.º 6
Rua da Beirinha - Bairro dos Pescadores, Olhão
289700630 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A Câmara Municipal de Loulé assinou um protocolo com as associações de radiotáxis do concelho. Deste acordo nasceu a iniciativa “Do Restaurante à Janela do Táxi”, que pretende apoiar os setores da restauração e dos táxis, assim como facilitar o acesso a refeições confecionadas aos munícipes durante período de confinamento geral.
As cooperativas de táxis e os restaurantes do concelho de Loulé estão a atravessar um período muito difícil devido à ausência da atividade turística e ao estado de emergência decretado pelo Presidente da República, que condicionaram fortemente as atividades destes profissionais e empresas.
Neste sentido, consciente dessas dificuldades, assim como da importância que estas empresas têm para o dinamismo económico do concelho e para a revitalização das cidades e vilas, com a celebração deste protocolo, a Autarquia pretende reforçar a atividade dos restaurantes em regime de entrega de refeições ao domicílio, assim como, simultaneamente, contribuir para a redução da circulação de pessoas na via pública, para além de apoiar quem se encontra em isolamento e não tem como buscar as suas refeições.
Os custos dos serviços de entrega das refeições dos estabelecimentos de restauração aos munícipes do concelho de Loulé serão assegurados pela Autarquia, ou seja, este serviço não tem custos para o estabelecimento, nem para o consumidor, a quem caberá somente pagar a refeição encomendada.
Trata-se de uma iniciativa válida para todo o concelho de Loulé, para encomendas de valor igual ou superior a 10€, nos restaurantes registados na plataforma Loulé Local, www.loulelocal.pt
Os restaurantes em serviço de take away ou entrega ao domicílio que ainda não estão registados na plataforma, poderão contactar o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou o telefone: 289 400 829.
Com o objetivo de tornar ainda mais seguro o ato eleitoral das Presidenciais, que decorrerá amanhã, dia 24 de janeiro, o Município de Silves implementou uma série de medidas adicionais em todos os locais de voto do concelho. Estas medidas traduziram-se na montagem de cinco centenas de faixas de sinalização, painéis informativos, definição de corredores de segurança e diversas setorizações de espaços e zonas de circulação.
Estas medidas, que acrescem às recomendações e orientações de utilização de máscara, higienização das mãos, distanciamento e utilização de caneta própria, permitirão que o ato eleitoral decorra de forma organizada e com toda a segurança necessária ao cumprimento deste direito e dever cívico.
Relembramos que, com o intuito de facilitar a identificação e deslocação para os locais de voto, os eleitores poderão saber, antecipadamente, o respetivo local e mesa de voto através dos seguintes meios:
» portal do recenseamento eleitoral, em https://www.recenseamento.mai.gov.pt/, bastando inserir o número de identificação civil (constante no Cartão de Cidadão ou no Bilhete de Identidade) e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD
» por SMS para o número 3838 (serviço gratuito), bastando escrever a seguinte mensagem: RE <espaço> nº de Identificação civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12345678 19531007).
Antes da submissão de candidaturas aos programas do IPDJ, é necessário proceder ao registo de utilizador e da entidade, através da nova plataforma de registo único.
Aceda em: https://bdu.ipdj.gov.pt/. Se tiver dúvidas, disponibilizamos tutoriais de apoio ao registo para que possa consultar. Este processo de registo é um passo essencial para aceder posteriormente à plataforma de candidaturas e carece de validação por parte do IPDJ, podendo esta aprovação demorar até 24h úteis.
Assegure já esta etapa!
Em caso de dúvidas e questões, contacte: Registo das entidades | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Outros assuntos | Recomenda-se o contacto com a Direção Regional do IPDJ mais próxima, contactos disponíveis aqui.
Terminou o "Avanca Pitch Sessions 2020" e o júri internacional decidiu premiar a cineasta algarvia Vera Casaca com o Prémio Longa Metragem e o realizador cubano Yasser Socarrás nos projetos de curta metragem.
"Cimento e Betão" é o título do novo projeto que Vera Casaca procura realizar. Formada em análises clínicas pela Universidade do Algarve, mestrado em medicina nuclear na Cranfield University, doutoramento na Ludwig Maximilian University de Munique, posteriormente enveredou por estudar cinema em Nova Iorque na NYFA e na School do Visual Arts. Realizou "Ao Telefone com Deus" (2017) e "Se Poirot Estivesse Aqui" (2019), curtas metragens que marcam a sua clara preferência por comédias negras e excêntricas.
Na categoria de projetos de longa-metragem o júri atribuiu ainda Menções Honrosas a "Terra Vil" de Luis Campos (Portugal) e "Come Petito, Come Molière!" de Giuseppe Iacono (Itália).
Nos projetos de curta metragem o vencedor foi "Corolario" de Yasser Socarrás, um realizador cubano a viver atualmente no Brasil. Tendo estudado no Instituto Superior de Arte (Cuba) e possuindo um Master en Antropología Social no Brasil, Socarrás realizou a longa-metragem "Final de día" (Cuba, 2010) e as curtas "More coffee and..." (Cuba, 2012), "Bolo" (Brasil, 2017) e escreveu o argumento de "La mano de D10S" (Bolivia, 2015).
Entre os projetos de curta metragem, "Pelo na Venta" de Margarida Madeira e "Kamikaze" de Rodrigo Tavares (Brasil), foram também distinguidos com Menções Honrosas.
O Júri, presidido por Nuno Gonçalves (COE da distribuidora "Cinemundo"), foi constituído pelos produtores Maria Pacheco (Portugal), Alfonso Palazón (Espanha), Simone G. Saibene (Itália / Espanha) e Ralf Cabral Tambke (Brasil).
O Avanca Pitch Sessions é uma nova iniciativa da 24ª edição do Festival de Cinema AVANCA 2020 que visa apresentar à indústria dos audiovisuais as melhores ideias para curtas e longas metragens em fase de desenvolvimento, num ambiente de colaboração e promoção do cinema e dos autores.
Os autores dos 15 projetos nomeados participaram previamente num workshop sobre pitch para cinema e sessões de mentoring exclusivas com o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha e no decorrer do Festival de Cinema AVANCA 2020, fizeram a apresentação dos seus projetos em sessões coordenadas por André Leite Coelho e José Miguel Pinto.
O Festival de Cinema AVANCA e o Avanca Pitch Sessions procurando responder ao contexto de pandemia, decorreu de forma online.
O AVANCA é uma organização do do Cine Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, contando ainda com o apoio de várias universidades, empresas e outras instituições do país.