EMARP - Portimão | Exposição fotográfica de Carlos Filipe "Amigos (Im) Perfeitos"

Regionais
Tools
Typography

No espaço público de Atendimento da EMARP, até ao próximo dia 7 de Agosto pode visitar a exposição "Amigos (im)Perfeitos", do fotógrafo Carlos Filipe.

Muitos animais vivem, crescem e morrem nas ruas. Por vezes têm sorte e encontram uma família que os adota porque acontece ou porque contactam as associações de defesa dos animais. E estes, são finais felizes.

Agora imaginem um gato cego, um cão sem uma pata. Estes animais, na sua esmagadora maioria, não têm sorte nenhuma. Atrevemo-nos até a dizer que, para muitos de nós, é uma surpresa descobrir que existem animais deficientes.

Estes animais agora existem. E existem (também) porque o Carlos Filipe encontrou o Boris, um cão com dois meses, recolhido na beira de uma estrada com uma corda roída atada ao pescoço e cheio de problemas físicos.

Para Carlos Filipe o Boris foi a inspiração de uma nova paixão na arte de fotografar, a fotografia de animais... e animais especiais. A procura por novos modelos levou o fotógrafo a contactar as associações de defesa de animais que providenciam cuidados veterinários a animais resgatados, muitas vezes em precárias condições de sobrevivência, promovem a esterilização com o objetivo de impedir o aparecimento de novas ninhadas abandonadas nas ruas ou simplesmente arranjam alimentos para os animais que abrigam.

Só que este contacto com as associações mostrou o mundo de dificuldades económicas em que elas se movem. Aí surgiu a ideia de levar a cabo uma sessão fotográfica cujos lucros revertessem integralmente para quem cuida destes animais.

E assim, pela mão e através da objetiva de Carlos Filipe, surgiram os "Amigos (im)Perfeitos", uma galeria de animais únicos com histórias extraordinárias, muitas vezes pautadas pela tragédia, que enfrentaram as amputações, a cegueira, a paralisia, os traumas originados pela maldade humana - mas que dão exemplos de coragem e provas vivas de amor por quem os acolheu e os abraçou sem olhar às suas diferenças.

Esta exposição oferece ainda aos visitantes a possibilidade de poder, com a ajuda do seu telemóvel, digitalizar o código existente em cada fotografia para assistir ao vídeo sobre cada um dos animais, tornando a experiência muito mais interativa.

EMARPExpoAmigosImperf1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS