A Eurocidade do Guadiana celebra o Dia Internacional de Nelson Mandela 

Regionais
Tools
Typography

A Eurocidade do Guadiana homenageia o Prémio Nobel da Paz ao participar num ato simbólico em que a Ponte Internacional do Guadiana será nomeada por um dia "Ponte Mandela". 67 pontes em cinco continentes se juntarão a esta homenagem global, coincidindo com os 67 anos que Mandela dedicou de serviço à humanidade. 

A cerimónia, que será realizada às 10 horas (hora portuguesa), sob a Ponte Internacional do Guadiana, ao lado da antiga alfândega, contará com a presença de Luís Romão, Diretor da Eurocidade do Guadiana e de representantes dos três municípios que a compõem - Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António-, representantes da Universidade do Algarve e da Infraestruturas de Portugal. Pontes de cinco continentes, como a Ponte 25 de abril em Lisboa, a Waterfront Bridge na Cidade do Cabo (África do Sul) ou a Circunferential Road Bridge em Fiilpinas integram esta celebração global em homenagem a Madiba.

A Eurocidade do Guadiana, através do seu projeto EuroGuadiana2020, cofinanciado pelos Fundos Feder da União Europeia através do Programa Interreg VA Espanha-Portugal, procura fazer com que os municípios que a compõem caminhem juntos e em direção ao desenvolvimento coeso, onde as fronteiras são cada vez mais inteligíveis, construindo pontes não apenas no nível de governança e melhor coordenação entre nossos municípios, mas também nos âmbito social e cultural.

Nas palavras de Natalia Santos, Presidente da Eurocidade do Guadiana e Presidente de Ayamonte, “queremos que os cidadãos dos três municípios estejam cada vez mais unidos, reconhecendo as nossas semelhanças, que são muitas, e desfrutando da nossa diversidade. Nelson Mandela foi um exemplo de respeito e compromisso com a unidade dos povos e, por esse motivo, na Eurocidade estamos orgulhosos de poder participar nesta homenagem ”.

Por sua parte, Luís Romão acrescentou “são muitas as barreiras que separam as pessoas: barreiras psicológicas, físicas, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, linguísticas, políticas... Na Eurocidade do Guadiana, queremos derrubá-las e construir pontes que unam os cidadãos do nosso território e os que nos visitam. Nelson Mandela foi um exemplo de resiliência humana, das dificuldades, que criou oportunidades e sempre de forma pacífica, um modelo que nos inspira ”.

O evento faz parte de uma iniciativa global promovida pela Ubuntu Leaders Academy, que realizará em paralelo uma cimeira digital, Mandela Bridges World E-Summit, em que participarão três laureados com o Prémio Nobel da Paz - Ramos Horta, Muhammad Yunus e Kaylash Satyarthi - e também Ndaba Mandela, neto de Mandela, entre outros.

YMSPonteGuadiana1

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS