Museu Municipal de Faro | Exposição "Incómodo" do Manicómio

Regionais
Tools
Typography
O Museu Municipal de Faro vai inaugurar no próximo dia 25 de Julho (sábado), pelas 18h00, a exposição, INCÓMODO do Manicómio. A mostra, organizada em parceria pelo Museu Municipal de Faro e pelo projecto MANICÓMIO, é uma exposição de arte contemporânea que reflecte anos de arte insubordinada, incómoda e criativa. 
A criação como um acto de reflexão e transformação é o conceito  que Cláudia R. Sampaio, Bráulio, Pedro Ventura, Anabela Soares e Joana Ramalho. Incómodo é autêntico, honesto e festeja a dignidade.
Sandro Resende, do projeto MANICÓMIO, realça: "Cada vez mais e só assim faz sentido, recolher o valor destes artistas como artistas que o são. Incómodo, mostra a capacidade estética e criativa de uma arte sem medo e sem imposição social e mercantil." 
O diretor artístico destaca também a importância da iniciativa: "Felicito o Museu Municipal de Faro pelo convite, assim como todos os outros Museus que demonstram interesse visão em reconhecer uma arte sem estigma."
É a primeira exposição do MANICÓMIO em território algarvio. 
Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, destaca a importância de ter um projecto assim em Faro: "A lição inspiradora deste projeto, que fala abertamente e sem tabus dos seus intervenientes, que vence medos e angústias do consciente humano, que admira a arte sem qualquer tipo de preconceito. É mais uma exposição de arte contemporânea na capela do Museu, que convida à reflexão da sociedade dos nossos dias, do poder da arte e também do empreendedorismo cultural, em que o projeto Manicómio têm sido referência."
O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte  em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade.
A exposição decorre de 25 de Julho a  30 de Agosto de 2020, terça a sexta: 10:00-18:00, sábados e domingos: 10:30-17:00. Encerra à Segunda.
Estacionamento no Largo de São Francisco, 5 minutos a pé do Museu, 1,50 € para exposições temporárias e 2,00 € para visita completa ao museu.

Corpcom
ExposicaoManicomio2

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS