EMARP - Portimão | AMIGOS (IM)PERFEITOS - Exposição fotográfica de Carlos Filipe

Regionais
Tools
Typography

A Exposição Fotográfica "Amigos (Im)Perfeitos estará patente na EMARP de 6 de julho a 7 de agosto 2020.

Carlos Filipe é natural de Aljustrel. Licenciou-se em Português e Inglês e mudou-se para o Algarve em 2005. Começou a fotografar em 2009 por mera curiosidade tendo como foco do seu trabalho os auto-retratos e a fascínio por fotografia conceptual. Durante vários anos empenhou o seu trabalho em retratar emoções, sentimentos e histórias que o levou a construir várias exposições por várias regiões do país. 
Publicou inúmeros trabalhos em jornais e revistas tendo feito uma pausa no seu percurso criativo para viajar pelo mundo em busca de inspiração. Quando regressou a Portugal recomeçou o seu percurso fotográfico tendo-se especializado em fotografia de animais de estimação. 
Em 2019 lançou o seu primeiro livro "Amigos (im)Perfeitos" com fotografias e textos de sua autoria. 
Nesse mesmo ano inaugurou o seu estúdio fotográfico em Lagoa onde, além de oferecer todos os seus serviços fotográficos, recebe animais abandonados oriundos de todo o país que fotografa para ajudar na sua adoção.

A Exposição "Amigos (im)Perfeitos" faz parte do Projeto que nasceu em 2019 pela mão de Carlos Filipe. 
A história deste projeto é indissociável da estória do Boris. O Boris é um acaso da vida que se tornou num amor maior e quase inexplicável. A vontade de adotar um amigo de quatro patas levou o fotógrafo e entrar no universo dos animais de rua e descobrir todo um novo mundo que mudaria a sua vida para sempre. O destino preparou a adoção sozinho e sem pedir autorização... um ser com dois meses, recolhido na beira de uma estrada com uma corda roída atada ao pescoço entrou de rompante na vida do fotógrafo.
Este pequeno ser despontou uma nova paixão na arte de fotografar... a fotografia de animais. Numa altura em que as ideias e os conceitos pareciam perder-se no papel, numa época em que a objetiva era apontada ao acaso à procura de inovação, o Boris tornou-se uma inspiração e um modelo incrível...
A procura por novos modelos  levou o fotógrafo a contactar Associações de Defesa de Animais de forma a poder contribuir com o seu trabalho de uma forma ativa e ajudá-los a recolher fundos pois toda esta incursão mostrou-lhe as dificuldades económicas que estas associações enfrentam para providenciarem cuidados veterinários a animais resgatados, muitas vezes em precárias condições de sobrevivência, promoverem a esterilização com o objetivo de impedir o aparecimento de novas ninhadas abandonadas nas ruas ou simplesmente providenciarem alimento para os animais que abrigam. Surge assim a ideia de levar a cabo uma sessão fotográfica cujos lucros revertessem integralmente para a associação.
E foi durante esta aventura que o fotógrafo conheceu modelos muito especiais, com passados arrepiantes mas que foram capazes de marcar a vida de quem escolheu dar-lhes um presente e um futuro dignos, não obstante as suas limitações...

O medo inicial que o assolou depressa se transformou num fascínio pela sua beleza peculiar e uma curiosidade avassaladora em saber o percurso de cada um deles: o que lhes aconteceu? Como superaram? O que levou o tutor a adotar um animal diferente? Como é o dia-a-dia de um animal assim?Em todos estes encontros que desenvolveu, aumentou o número de animais diferentes que marcaram para sempre o sentimento do fotógrafo pelos animais. Amadureceu a ideia de partilhar com o mundo as estórias destes heróis de quatro patas que com vidas traumatizantes são capazes de tornar mais felizes quem escolheu incluí-los na família. Arrancou assim o projeto AMIGOS (im)PERFEITOS. O fotógrafo Carlos Filipe decidiu que valia a pena investir tempo e esforço para dar a conhecer a beleza da diferença e o amor capaz de ultrapassar as limitações físicas e estéticas dos patudos. O projeto materializa-se em retratos de animais únicos que se tornarão numa exposição fotográfica. Uma galeria de animais únicos com histórias extraordinárias, muitas vezes pautadas pela tragédia, mas que nos brindam com exemplos de coragem e provas vivas de amor por quem os acolheu e os abraçou sem olhar às suas diferenças.

"Todos os animais que conheci enfrentaram as amputações, a cegueira, a paralisia, os traumas originados pela maldade humana... mas todos eles encontraram alguém que os abraçou e ama sem se deixar assustar pelas suas diferenças.
Este é um projeto sempre em crescimento porque todas as histórias de luta, coragem e sobrevivência merecem uma narrador e o público merece conhecer estes Amigos imPERFEITOS." Um projeto que entra agora numa nova fase: depois da série de Youtube, o Livro oficial e visitas a escolas torna-se agora numa galeria de retratos imponentes. 
Amigos (Im)Perfeitos é uma exposição que oferece, a quem a visita, uma viagem por uma galeria diferente. Nela vão conhecer um conjunto de animais que mudaram a vida de todos à sua volta pela sua força de viver, pelo amor que entregaram a quem os acolheu e levantaram a cabeça quando o mundo parecia querer deitá-los abaixo. 
Todos eles têm uma história que foi contada por quem os salvou. Todos eles têm uma beleza carismática. Todos eles têm algo para nos ensinar.

Nesta viagem cada retrato destes amigos mais que perfeitos é acompanhada com uma carta do mesmo mostrando um pouco da sua história. Não é uma descrição do que está na fotografia... é uma apresentação da sua vida. 
Como não existem palavras suficientes que descrevam cada história, esta exposição oferece ainda a componente interativa aos visitantes de poder, com a ajuda do seu telemóvel, digitalizar o código em cada fotografia para assistir ao vídeo sobre cada um dos amigos tornando a experiência muito mais interativa.

EMARPExpoAmigosImperfeitos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS