Portimão | Praias com Galardões de Qualidade e elevados índices de Segurança Sanitária

Regionais
Tools
Typography

À qualidade e segurança que caracterizam as praias de Portimão, acresce este ano a adoção de diversas medidas preventivas pelo Município, face à atual pandemia da Covid-19, de forma a que os turistas desfrutem em pleno das suas areias finas e do mar sereno, ex-libris do próprio Algarve.

Exemplos dos atributos de excelência deste destino turístico, foram hasteadas hoje, 18 de junho, a Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, que atestam a qualidade ambiental das estâncias balneares do concelho de Portimão, as quais foram alvo de um conjunto de ações a pensar na segurança dos frequentadores.

A Bandeira Azul, símbolo europeu que traduz o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços, vai ondular até final da época balnear nas praias de Alvor, Três Irmãos (inclui Torralta), Vau, Três Castelos, da Rocha e da Marina, sendo que esta última ostenta o galardão pela primeira vez.

Reservada a praias, portos de recreio e marinas, esta distinção é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, por iniciativa da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, tendo como objetivo elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro.

Quanto à bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, também foi hasteada nas praias de Alvor, Três Irmãos, Vau, Três Castelos, da Rocha e da Marina, por cumprirem requisitos como acessos pedonais fáceis e sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas, entre outras valências.

SEGURANÇA SANITÁRIA

Devido à Covid-19, o Município de Portimão tomou atempadamente uma série de medidas sem paralelo, entre as quais a instalação nos acessos às praias de dispensadores verticais de desinfetante e a criação de uma sinalética desenvolvida em exclusivo para as estâncias balneares do concelho, com recomendações para os turistas.

Preocupação especial é também conferida à separação e recolha de lixos, estando este conjunto de medidas a ser acompanhado pela Unidade de Saúde Local, Autoridade Marítima e Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão.

Ao longo dos areais, os banhistas devem respeitar o distanciamento físico de segurança, estipulado nos três metros entre chapéus de sol e no metro e meio entre toalhas, sendo imprescindível o uso de máscara e chinelos sempre que forem frequentados os apoios de praia.

Além disso, estão estrategicamente colocadas bandeiras que indicam se a ocupação de determinada praia é baixa ou plena, através das cores verde, amarela e encarnada, sendo recomendada a consulta da aplicação Info Praia, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, que apresenta, ao minuto, o nível de ocupação de cada estância balnear.

Por outro lado, têm sido realizadas reuniões preparatórias e ações de formação/sensibilização dirigidas aos operadores de praia, concessionários e nadadores salvadores, neste último caso aqueles que iniciam funções, reforçando as equipas já existentes aquando do aumento da atividade balnear.

Destaque para a contratação pela autarquia de 24 assistentes de praia, recrutados no âmbito dos cursos técnicos de proteção civil e de salvamento em meio aquático, e que serão divididos em equipas por oito pontos, ao longo de todas as praias de Portimão, com o intuito de acompanhar, monitorizar e informar os frequentadores para a adoção de comportamentos seguros neste período excecional.

CINCO ESTRELAS E GALARDÃO OURO

Entretanto, a associação ambientalista Quercus acaba de classificar com o Grau Qualidade de Ouro a Praia da Rocha, a Praia dos Três Castelos, a Praia dos Careanos, a Praia do Vau, a Praia de Três Irmãos/Alvor Nascente e a Praia de Alvor/Poente, devido à elevada qualidade das suas águas nos últimos cinco anos, com base na informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Por fim, é de realçar que a Praia da Rocha foi há dias distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas – Regiões, na sequência de um estudo de mercado que incluiu a opinião de mais de 313 mil pessoas, não sendo por acaso que o Primeiro-Ministro, António Costa, escolheu este afamado destino turístico para a inauguração, no passado dia 6 de junho, da época balnear 2020.

Mun de PortimãoPraiasPortimao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS