Lagoa | Município Investe em Prevenção nas Praias

Regionais
Tools
Typography

As praias do concelho de Lagoa dispõem de um sistema de sensores que permite conhecer o nível de lotação de cada zona balnear.

Está a ser instalado, nas praias do concelho de Lagoa, um sistema de contagem automáticadas entradas e saídas em cada praia, em tempo real.   Vai assim ser possível conhecer, antes de ir para a praia, o nível de lotação de cada zona e fazer uma escolha mais informada.

O novo sistema e a sua articulação com iniciativas de outras entidades foram verificadosdurante uma visita do Secretário de Estado das Pescas e coordenador regional do combate à Covid-19 no Algarve, José Apolinário, realizada durante a tarde de sexta feira,12 de junho 2020.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, os vereadores Jorge Pardal e Mário Guerreiro, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pedro Coelho,o comandante do Porto de Portimão Rodrigo Gonzalez dos Paços, o 2º comandante distrital da Proteção Civil, Abel Gomes e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Vitor Rio, foram alguns dos elementos da comitiva que confirmou in loco as condições deaplicação das medidas de segurança nas praias deste concelho algarvio.

A informação recolhida pelos sensores instalados pelo Município é tratada automaticamenteno contexto da “smart city” e disponibilizada ao público nos canais de comunicação municipal - web site, perfil de facebook - mas também por outras entidades. É exemplo aaplicação móvel “Info praia” da APA para smartphones ou tablets, que pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” e da “App Store”. 

A informação é apresentada de uma forma parecida à dos semáforos. Neste caso o semáforo vermelho não proíbe a entrada, mas alerta para que o nível de ocupação dessa praia está acima dos dois terços da sua capacidade máxima. O semáforo amarelo indica que a lotação da praia ultrapassou um terço da capacidade prevista, mas ainda não passou os dois terços dessa capacidade. O verde indica que a praia está pouco lotada, ou seja, não esgotou ainda um terço da capacidade que tem.

«Com o melhor cumprimento das regras de segurança e distanciamento, será possível continuar a usufruir do melhor que o verão e as magnificas praias do nosso concelho têm para oferecer, sem esquecer que temos agora novas exigências na convivialidade»acrescentou o autarca de Lagoa.

GC do Mun Lagoa(Algarve)LagoaPrevencaoPraias2LagoaPrevencaoPraias3LagoaPrevencaoPraias4LagoaPrevencaoPraias5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS