Alcoutim planeia Regresso de Concidadãos de forma Segura ao seu Território

Regionais
Tools
Typography

O Município de Alcoutim em colaboração com o ALGARVE BIOMEDICAL CENTER  (ABC) irá realizar Rastreio Serológico e Teste Diagnóstico que visa reduzir o risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, associado ao regresso para o concelho, de cidadãos nacionais ou estrangeiros, provenientes de outras localidades e com comprovada ligação ao território concelhio.

Atento ao risco decorrente da situação epidemiológica em Portugal, que com o aproximar do período de férias e de vinda de muitos Alcoutenejos que de diversos pontos do país e também fora do país, expõem de forma acentuada a população residente, onde existe uma percentagem grande de pessoas com mais de 70 anos.

Consciente do que a privação de visitas por parte de familiares que durante todo o tempo de confinamento, aumenta a natural vontade de um regresso ainda que breve, houve necessidade de implementar e/ou reforçar as medidas de segurança para que de forma mais segura, possamos abraçar de novo quem está longe e distante.

A parceria com a ABC na realização de testes rápidos, foi uma alternativa que a Autarquia, encontrou e disponibiliza a todos quanto, estando fora e com comprovada ligação ao concelho possam efetuar de forma gratuita esse teste para a segurança de todos.

A realização desse teste está à distância de um telefonema para o número  800 208 302 no horário 08h30 às 15h00, sendo fornecidos os dados de identificação pessoal, e posteriormente validados na Junta de Freguesia a sua ligação ao concelho é agendada a recolha todos as 2ª e 6ª feiras nas sedes de freguesia.

A preocupação do Município em contribuir para que o regresso dos Alcoutenejos que vivem fora do concelho não ponha em causa a saúde dos seus familiares e amigos, assim como da restante população, garantindo a defesa da saúde pública e, simultaneamente, o controlo dos fatores de disseminação da doença. Até à data de hoje, o concelho de Alcoutim não contabiliza nenhum caso de COVID19.

Neste projeto, os investigadores optaram por combinar o rastreio serológico (técnica ELISA e kits de deteção rápida de anticorpos IgM e IgG anti-SARS-CoV-2) com testes de diagnóstico viral (qRT-PCR), para obter um máximo de informação, num curto espaço de tempo.

O Presidente da Câmara Municipal, declara, “Esta é uma medida entre outras que fomos implementando ao longo do tempo e que, tal como todas as outras é a pensar, sobretudo, no bem-estar e na segurança dos nossos concidadãos, a capacidade instalada pela ABC, que já esteve ao serviço dos Alcoutenejos nos testes aos funcionários e utentes dos lares e centros de dia, bem como aos funcionários das creches, está novamente ao nosso dispor para reduzir ao máximo a possibilidade de contágio no concelho. Deixamos o apelo a todos quanto estão nesta situação, que nos contactem, que agendem o seu teste e que passem com as vossas famílias, e amigos, umas férias tranquilas e inesquecíveis.” 

Mun de AlcoutimRastreioSerologicoAlcoutim

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS