Lagos | Novas Reaberturas marcam Desconfinamento

Regionais
Tools
Typography

A partir de amanhã, dia 6 de junho, vai ser retomada a atividade do Mercado de Levante (mercado dos produtores que se realiza semanalmente, aos sábados de manhã), assim como a ocupação da via pública na vertente da venda ambulante, incluindo as bancas de artesãos e pintores que caracterizam o ambiente urbano de Lagos.

O Mercado de Levante, também conhecido como “Reforma Agrária”, vai funcionar provisoriamente no parque de estacionamento do Complexo Desportivo Municipal, espaço amplo que permite pôr em prática os procedimentos de higiene e distanciamento social exigidos.

Amanhã será a abertura oficial da época balnear nas praias do concelho de Lagos, com regras muito específicas de fruição, estando todos os dispositivos de segurança a ser acautelados para o efeito.

Retomado foi também o normal funcionamento dos equipamentos museológicos, o que permitiu a reabertura ao público, no dia 2 de junho, da Igreja de Santo António, do Núcleo Rota da Escravatura (Mercado de Escravos) e do Forte Ponta da Bandeira, espaços que podem ser visitados de terça a sábado no horário das 10h-13h e 14h-18h.

Estas decisões de restabelecimento da normalidade, divulgadas hoje pela Câmara Municipal de Lagos através do seu sétimo comunicado no âmbito da COVID-19, acompanham a 3ª fase de desconfinamento que está a decorrer a nível nacional, acautelando o cumprimento de todas as regras e procedimentos de segurança determinados por lei no quadro da declaração de situação de calamidade, assim como as orientações da Direção Geral de Saúde.

Por esse motivo, a autarquia decidiu manter ainda, por tempo indeterminado, a suspensão das seguintes atividades:

  • Atividades de âmbito cultural, desportivo e atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente projetos/ programas municipais;
  • Serviço de transporte em autocarros do município para atividades de âmbito cultural, desportivo e escolar extracurricular (o município continua a garantir o transporte regular de alunos para os diversos estabelecimentos de ensino do concelho);
  • Feiras de velharias do concelho;
  • Mercado mensal (recinto de feiras);
  • Atividade do Viv’ O Mercado – neste caso com previsão de retoma em julho; 
  • Autorizações para atividades de animação de rua;
  • Interdição ao público de parques biosaudáveis, parques infantis, campos de jogos e parques de merendas e lazer, na área do concelho;
  • Encerramento ao público de todos os wc’s públicos;
  • Encerramento ao público dos seguintes equipamentos/ serviços municipais: Ludotecas; Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho; Armazém do Espingardeiro; Edifício dos Antigos Paços do Concelho; Fototeca Municipal; Canil Municipal de Lagos (em caso de urgência ou para adoções, contactar o número 925 525 017).

O município de Lagos reitera o apelo à compreensão e sentido cívico de todos os munícipes e visitantes, aconselhando a que sejam seguidas com rigor todas as recomendações emanadas pelas autoridades de segurança e saúde pública.

As medidas agora anunciadas estão sujeitas a avaliação/ atualização permanente em função do quadro de evolução da pandemia.

SC da CM LagosTuristasLagos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS