DRCNFAlg | Instalação de Vedações de Proteção e Sinalética - Ria Formosa

Regionais
Tools
Typography

No âmbito das medidas de conservação e proteção de espécies de aves marinhas o ICNF - Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve irá, na sexta-feira dia 22 de maio, pelas 10.30 horas, na zona Este da Praia de Faro, junto à Barrinha, instalar vedações de proteção e sinalética de informação junto das colónias em reprodução de chilreta Sternula albiforns.

Esta ave também conhecida como andorinha-do-mar-anã é uma presença frequente nas praias das ilhas barreira, local que escolhe para construir os seus ninhos e criar os seus filhotes. A escolha deste local para nidificação leva a algumas situações de conflito com outros utilizadores das praias - os humanos e seus animais de estimação, que podem resultar na perda ou abandono de ninhos. A sua preferência incide em locais com pouca vegetação, zonas onde os veraneantes escolhem para colocar o seu guarda-sol ou mesmo como zonas de passagem para chegar à praia, potenciando ainda mais esta conflitualidade. Esta pequena andorinha do mar é uma nidificante estival e tem no PNRF a maior colónia de reprodução em Portugal. Apresenta estatuto de Vulnerável em Portugal, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e é considerada Em Declínio pela IUCN a nível mundial.

A ação está incluída no projeto LIFE Ilhas Barreira, financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, e a exemplo do ano passado conta com a colaboração de empresas de Birdwatching, como a ProActiveTur, Lda.

Ajude-nos a proteger a biodiversidade da Ria Formosa. Proteja as nossas aves!

#ICNFsomosTodosNos

DRCNFAlg

SinaleticaRiaFormosa

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS