domingo, 31 maio 2020

Faro | Testes à Covid-19 em Lares de Idosos do Concelho Sem Casos Positivos

Equipas do ABC rastrearam 946 utentes e profissionais de estruturas residenciais para idosos em operação coordenada pelo Comando Regional da Autoridade Nacional da Emergência e Proteção Civil em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.

As equipas do Algarve Biomedical Center (ABC) já efetuaram até ao momento um total de 946 testes a utentes e profissionais de Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) no concelho de Faro, não tendo sido detetado qualquer caso positivo de doença por SARS-CoV2.

Numa operação realizada no âmbito do programa de testagem dos lares de idosos do Algarve Covid+70, coordenada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Faro e com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Faro e dos Bombeiros Voluntários de Faro, foram realizados desde o dia 4 de abril até ao passado dia 2 de maio, testes em 12 instituições do concelho, equivalendo a 14 equipamentos.

Assim, foram realizados testes na Santa Casa da Misericórdia de Faro, Lar das Missionárias da Caridade Madre Teresa de Calcutá, Lar de Idosos “Semear Afetos”, Centro de Bem-Estar - Lar da Terceira Idade de Santa Bárbara de Nexe, Residência Sénior José Ricardo Candeias Neto, Lar de Recuperação Convalescença e 3ª Idade - Monte da Palhagueira, Lar de Idosos “Falésia Azul”, Casa de Repouso de Faro, Lar Centro Cultural e Social da Paróquia de São Martinho de Estoi, Lar Santa Casa da Misericórdia de Faro - Torre Natal, Casa de Repouso “O Faraó”, Casa de Repouso “Quinta da Bemposta”, APPC e AMERA.

As equipas médicas do ABC responsáveis por este processo de recolha e análise rastrearam 529 utentes e 417 funcionários das ERPI’s, tendo os resultados sido todos negativos. Após esta fase, serão realizados também testes a outras instituições de âmbito social do concelho.

De forma a minimizar o impacte que esta doença pode ter junto da comunidade sénior que se encontra nestes equipamentos de apoio bem como dos funcionários que estão afetos a cada uma, o Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) (cerca de 3600 máscaras e viseiras de proteção) pelos Lares e equipamentos de cariz social do Concelho.

O Município de Faro congratula-se com os resultados conhecidos até ao momento, mas considera necessário que todos se mantenham alerta, tendo em conta que continuamos sob ameaça de um vírus muito contagioso e agressivo, em particular para os idosos e doentes de risco, que nesta fase, devem manter-se resguardados e em segurança.

Mun de Faro

FaroTestesNegativos

Somos um grupo de Amigos que tem em comum o gosto pelo Algarve, e como tal decidimos criar este espaço online, tendo em conta a crescente utilização das novas tecnologias, futuro das novas gerações.

NEWSLETTER

Please enable the javascript to submit this form