"Quarteira Lab" Implementa Sistema de Contagem de Pessoas e Bicicletas na Cidade

Regionais
Tools
Typography

Concluem-se esta semana os trabalhos para mais uma medida no âmbito do projeto Quarteira Lab, que consiste na instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas junto ao cruzamento da Av. Dr. Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Este sistema tem por objetivo a recolha de dados concretos acerca das formas como as pessoas que frequentam este espaço se deslocam, dos locais por onde passam com mais frequência e de como esses números variam ao longo do tempo. Um reforço da informação disponível sobre estes hábitos de mobilidade suave beneficiará a gestão e o planeamento do espaço urbano e permitirá a definição de políticas de sustentabilidade mais eficazes e adequadas ao território.

Os dados obtidos serão transpostos para uma plataforma agregadora que possibilitará a sua consulta, tratamento e monitorização. Paralelamente, pretende-se que esta informação possa ser disponibilizada aos utilizadores do espaço do Quarteira Lab, tanto através de painéis informativos digitais instalados para o efeito como através de uma aplicação móvel.

Esta é mais uma das iniciativas implementadas pela Câmara Municipal de Loulé, que pretende fomentar a descarbonização da cidade de Quarteira através da instalação de soluções que permitam a informação, redução da utilização de veículos poluentes e consequentemente da emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para o aumento da qualidade do ar e para a criação de um espaço urbano mais sustentável, sendo este o principal objetivo deste projeto”.

GAP da CM Loulé

BicicletasQuarteiraLAB

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS