Loulé celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com Maratona de Textos Online

Regionais
Tools
Typography

Desde Camões, até Casimiro de Brito, Lídia Jorge e António Aleixo, textos de cerca de duas centenas de autores lusófonos sobre as nossas palavras, alguns inéditos.

No âmbito das iniciativas conexas da Bienal Human XXI / A Cidade dos Livros, celebra-se, a partir de Loulé, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Durante 24 horas, entre as 00.01 e as 23.59 de 5 de maio, será feita uma maratona online de publicação de textos de poetas, ensaístas, ficcionistas relacionados com a Língua Portuguesa. Alguns deles inéditos. Uma viagem no tempo. Desde Camões até ao poeta ou prosador de ainda agora. A Maratona encerra xom uma quadra magistral do poeta António Aleixo, sobre a multiplicação do saber e da cultura: “E assim lição por lição/ Que a pouco e pouco aprendemos/ De outros, a outros daremos,/ Que a muitos outros darão.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através da Bienal Human XXI/ A Cidade dos Livros,  estava inicialmente prevista para decorrer presencialmente e com transmissão por rádio e pela internet, na Ermida da Senhora da Conceição, em Loulé, mas devido aos esforços para combater a pandemia Covid-19 teve que ser cancelada e readaptada para online. A maratona online decorre em: https://www.facebook.com/apartirdeLoule/

Os textos desta Maratona da Língua Portuguesa ficarão posteriormente à disposição de alunos, professores, autores e agentes culturais no blogue: https://linguaportuguesa-maratona.blogspot.com/

Este é o primeiro ano em que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A língua portuguesa é uma das línguas mais usadas da família indo-europeia, e uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, e em acelerado processo de expansão e crescimento. É a língua mais falada no Hemisfério Sul e os seus falantes estão espalhados por todos os continentes.

GAP da CM Loulé

LouleBienal

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS