Banner Alto Página

Colégio Santiago Internacional - Tavira | "Ensinar e Aprender Online"

Regionais
Tools
Typography

Experiências, sentimentos e partilhas pela equipa de trabalho do Colegio Santiago Internacional. 

O Colégio Santiago Internacional (CSi) situado em Tavira, é uma escola que segue o curriculo Internacional com uma componenete bilingue. Com 8 anos de existência o Colégio tem de momento 91 alunos dos 3 aos 18 anos e 17 membros na equipa de trabalho.

Sendo uma escola privada e tendo-nos confrontado com a situação de pandemia e encerramento, o Colégio Santiago tomou medidas extraordinárias desde o dia 13 de Março.

As férias da Páscoa foram antecipadas para que os profissionais que trabalham no colégio, se tornassem familiares com o ensino online.

Para a Direção deste Colégio não era apenas um enviar de emails para entreter os alunos, teriamos que em curto espaço de tempo arranjar uma solução que transmitisse não só uma Excelência em Educação mas também uma solução na qual poderiamos identificar o progresso e a aquisição de conhecimentos dos alunos.

Resolvemos, assim, adoptar o “Google suite Classroom” onde numa só plataforma todos os professores enviam trabalhos, sendo possivel os alunos enviarem o trabalho realizado na mesma plataforma e os professores darem o seu feedback imediato. Para as aulas online o colégio adaptou a plataforma zoom, onde podemos interagir com os alunos e gravar as nossas aulas.

Ora, tendo os nossos membros do staff uma semana para se familiarizarem com todo este novo método, começamos então as nossas aulas online dia 30 de Março.

O dia começa com a direção de turma, onde os alunos podem comunicar entre eles na plataforma zoom e o mentor interage com os mesmos, por vezes, no caso dos mais pequenos usa-se jogos e outras actividades para que o dia comece da melhor maneira.

Durante o dia os alunos têm aulas de 30 minutos e descansam 30 minutos, algumas aulas usam a plataforma zoom, sendo Matemática, Economia, Inglês, Fisica, Quimica e Biologia exemplos das mesmas, os alunos têm explicação sobre a matéria e tiram duvidas on line sendo um pouco parecido a uma aula presencial, o que deixa tanto os pais como os alunos um pouco mais confiantes em relação a sua aprendizagem.

O ensino da Lingua Inglesa é feito como explica a professoa Noreen Donegan: “We use a Zoom classroom for a virtual lesson and the Google classroom suite for sharing documents, instructions, videos etc. In English we have been studying as wide a variety of topics now as we would have done in a face to face classroom. In two weeks we have examined the science fiction genre, characterisation, the role of narrator, a variety of topics in grammar and vocabulary and essay writing. The themes we have discussed include cloning, conformity, stress and discrimination”. “Utilizamos a sala de aula do zoom para uma aula virtual e o Google Suite para partilhar documentos, instruções, videos, etc. Na disciplina de Inglês estudamos uma variedade de tópicos como fariamos numa aula presencial. Nas ultimas duas semanas, examinamos o genero de ficção cientifica, a caracterização, o papel do narrador, uma variedade de tópicos em gramática vocabulário e escrita. Os temas discutidos, incluem clonagem, conformidade, stress e descriminação”.

O ensino da Lingua Inglesa no Colégio é feito como primeira lingua para a maioria dos alunos.

Outras aulas não têm tantas vezes a componente do ensino presencial para a turma inteira mas têm explicações individuais usando a plataforma zoom, como é o caso das nossas assistentes de sala de aula que se encontram a fazer apoio um a um na plataforma zoom, Teresa Moreira uma das nossas assistentes explica um pouco do que se passa durante o dia “Para quem gosta de ensinar e de aprender com as crianças, é maravilhoso poder ver os olhinhos na tela a brilharem, o sorriso por verem rostos que lhes são familiares e queridos na tela, a alegria por estarem a aprender e a progredir, sentir que de alguma forma somos uma lufada de ar fresco, para além das 4 paredes em que se encontram, é tão gratificante sentir que de alguma forma contribuímos, ainda que nestas condições, onde o Mundo inteiro está em stanby... nós continuamos a caminhar juntos, embora separados.”

No Colégio, por termos todos os niveis de ensino, todo o sistema online teve de adoptar diferentes estratégias de diferenciação, por exemplo na primária os alunos não têm um horário fixo pois os pais preferem que vão fazendo os trabalhos ao longo do dia e entregá-los quando são acabados. Aqui as professoras têm também aulas personalizadas com cada aluno via zoom.

No geral, e já com duas semanas de aulas, o feedback dos pais tem sido muito positivo, os alunos estão a progredir e a trabalhar afincadamente. Pensamos que nesta altura até estão a dar valor a outras coisas que não davam antigamente, como explica a Professora de Português e Espanhol Ana Cristina “Um ensino que sendo virtual e sem contato real , nos permite tocar os nossos jovens que , numa era nova e num momento de distanciamento social , encontram novos caminhos e , em conjunto, desenvolvem uma nova visão sobre o mundo em que vivemos. Numa era tecnológica, este ensino online tem vindo a despertar nas crianças a vontade de ver, tocar, falar e explorar a sua criatividade e sentir o mundo numa vertente mais sensitiva , encontrando um escape na poesia , na leitura, na música e outras área”. Embora lecionando aulas de 30 minutos, todas as disciplinas são ensinadas, a manhã dá lugar a disciplinas como Matematica, Inglês, Português, Ciências, Geografia e História, e à tarde é altura para as Artes, Musica, Drama, Educação Fisica e até “Mindfulness” a nossa disciplina de “atenção plena” onde os alunos aprendem a respirar, dar atenção ao momento presente e terem mais consciência do Mundo à volta deles.

Toda esta experiência tem sido uma curva de aprendizagem tanto para a equipa de trabalho como para os alunos e encarregados de educação. Existe um enorme espirito de equipa entre toda a comunidade do Colégio Santiago Internacional, como menciona a Professora Primária Joana Marques “Ver que o nosso trabalho como equipa se fortaleceu. Estamos todos a remar para o mesmo lado e a maioria dos alunos e dos pais/ encarregados de Educação estão a perceber isso também! Trabalhamos mais agora que antes! Fazemos maratonas agarrados ao computador, valorizamos até a impressora do escritório que não a temos agora”… Mas nada nos dá mais prazer do que cada vez que ligamos a câmara e vemos a reação das crianças com quem trabalhamos, ou quando recebemos emails de agradecimento e feedback do trabalho… aí sim eu consigo sentir que tudo isto vale a pena!”

Todas as tardes depois das aulas, a equipa de trabalho do Colégio Santiago Internacional, liderada por mim, Ana Alves, reune para falarmos sobre como correu o dia, pontos que se podem melhorar e outros que valem a pena partilhar.

É com este sentimento de isolamento e por vezes de tantas duvidas, e ansiedade em relação ao futuro que estamos todos a trabalhar em equipa e que embora em casa há um mês existe um esforço conjunto de toda uma comunidade para que os dias dos nossos alunos, pais e equipa de trabalho seja recompensado, e não há maneira melhor de ver essa recompensa quando olhamos e falamos com os nossos alunos e sabemos com esperança e convicção de que tudo vai ficar bem.

Toda a equipa do Colégio Santiago Internacional espera que com esta mensagem todas as equipas de outras escolas, se identifiquem e que tenham a certeza que a nossa importância como educadores continua a ser de grande importância e relevância, mesmo on line conseguimos fazer chegar aos alunos o que de melhor lhes temos para dar, o nosso conhecimento, compreensão e carinho.

AA Colégio Santiago

ColegioSantiago

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS