Diocese do Algarve Suspende Serviços para Prevenção da Saúde Publica

Regionais
Tools
Typography
A Diocese do Algarve apesar de não deixar de acompanhar os cristãos algarvios vai suspender alguns serviços e divulga formas alternativas de vivência cristã neste momento critico de saúde publica. 
 
VISITAS ÀS SÉS DE FARO E SILVES FORAM CANCELADAS

As visitas às Sés de Faro e Silves estão suspensas, procurando-se, desse modo, evitar os habituais grandes aglomerados de visitantes que se juntam nesses espaços e conter a possibilidade da propagação do COVID-19.

No caso da Sé de Faro, o Cabido emitiu um comunicado em que se informa que as visitas à «Catedral, seu Núcleo Museológico, Claustro e subida à Torre/Mirante» estarão fechadas até ao dia 13 de abril de 2020, seguindo as indicações das autoridades sanitárias e «evitando ajuntamentos de pessoas de diversificadas proveniências». Deseja o Cabido da Sé que se possam retomar, o mais breve possível, as visitas normais.

No caso de Silves, o Pároco Nelson Rodrigues, em comunicado publicado hoje no facebook da paróquia, informa que a Sé estará encerrada até ao final do mês de março.

As visitas ao Paço Episcopal de Faro também foram suspensas sem data determinada para o seu reinício.

HORÁRIOS DAS MISSAS NA TELEVISÃO

Atendendo ao Comunicado emitiu hoje pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no qual se indica que serão suspensas todas as eucaristias no nosso país até «ser superada atual emergência», deixamos a todos as indicações de horários das eucaristias que poderão e deverão assistir emitidas na televisão.

Assim, existem os seguintes horários e canais:

TVI – Eucaristia às 11h00 - domingo

RTP 1 – Eucaristia às 10h30 - domingo

TV Canção Nova (na NOS - CANAL 186 e na MEO - CANAL 182)

  • Dias de semana – 11h00
  • Sábado – 19h00

Até domingo, quem quiser poderá, ainda, seguir a restante programação religiosa católica que se oferece, quer nos canais de televisão e rádio nacionais, quer através de livestreaming, em canais acessíveis online:

Sexta-feira, 13 de março

  • 15h03: A fé dos homens (RTP 2)
  • 18h30: Terço (Rádio Renascença, em direto)
  • 18h30: Terço (TV Canção Nova, em direto)
  • 22h45: A fé dos homens (Antena 1)

Domingo, 15 de março

  • 06h07: A fé dos homens (Antena 1)
  • 08h02: Eucaristia (Antena 1, em direto)
  • 10h00: Porta aberta (Rádio Renascença)
  • 11h00: Missa (Rádio Renascença, em direto)
  • 17h45: 70x7 (RTP 2)
  • 23h30: Aura Miguel convida (Rádio Renascença)

Através de livestreming poder-se-á acompanhar as eucaristias transmitidas em direto:

no Santuário de Fátima: https://www.fatima.pt/pt/pages/transmissoes-online.

no Seminário de Coimbra: https://www.facebook.com/Comunidade-das-11-Semin%C3%A1rio-de-Coimbra-110375253641118/

na Paróquia de N. Sra. Do Amparo de Benfica: youtube.com/paroquiadebenfica ou https://www.facebook.com/paroquiabenfica/posts/2835901216501965?hc_location=ufi

na Igreja de Santo António de Lisboa: https://www.pscp.tv/stoantoniolisboa/1OdJrqmDdolGX?fbclid=IwAR3iM8nxlgIgKpZOPrF-dFOtr1ourKup0aCW0ecnc7Kk9-It7Msv6Rig29A

A partir do Vaticano e do canal Vatican News, em https://www.youtube.com/watch?v=5YceQ8YqYMc, também será possível acompanhar no sábado e no domingo, pelas 06h00, a Missa presidida pelo Papa, no domingo, às 11h00 a Oração do Angelus, igualmente presidida pelo Papa.

Recordamos que os bispos portugueses, no seu comunicado emitido hoje, referem a importância da «oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada», que deverão ser complementadas «com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet».

VIGARARIA DA PASTORAL INFORMA QUE SERVIÇOS DIOCESANOS ESTARÃO ENCERRADOS

O Vigário da Pastoral Diocesana do Algarve, Pe. António de Freitas, informou hoje, dia 13 de março, do encerramento de diversos serviços diocesanos, que vem na sequência da tomada de decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Assim, os Serviços Diocesanos da Pastoral, localizados em Faro, no Largo da Sé, permanecerão encerrados «por tempo indeterminado, enquanto se justificar e se mantiver este tempo de alerta», diz o comunicado.

Não deverão ser procurados estes serviços nem os seus membros deverão comparecer nas suas instalações, já que não serão abertas exceções para a sua abertura, ficando a loja a eles adstrita encerrada e não havendo possibilidade de usar os espaços deste serviço para a realização de reuniões, fotocópias ou outras atividades.

Relativamente à Cúria Diocesana, a mesma também está fechada: Vigararia-Geral, Chancelaria, Tribunal Eclesiástico não estarão a funcionar e «o espaço físico destes serviços curiais» fechará, «pelo que qualquer informação ou pedido deverá ser feito telefónica ou eletronicamente e nunca presencialmente».

A Casa de Retiros de São Lourenço também fecha portas até ao final de março e nessa altura será avaliada a sua reabertura, estando automaticamente canceladas todas as ações previstas para esse local até essa data.

O Seminário de São José está, desde quarta-feira e voluntariamente, em quarentena, com todas as atividades previstas suspensas e tendo sido dispensados os funcionários, por forma a evitar saídas e entradas no local.

«Estarei sempre ao dispor de todos para qualquer esclarecimento ou ajuda», informa o Pe. António de Freitas e pede que se respeitem estas decisões, tomadas num «num período em que já se revela preocupante a nossa situação nacional e em que o drama de outros países nos dizem claramente que ou somos radicalmente preventivos ou não estamos a ajudar-nos em coisa alguma».

BISPO DO ALGARVE SUSPENDE VISITA PASTORAL A LOULÉ

D. Manuel Neto Quintas Bispo do Algarve, que se encontrava desde o dia 8 de março em visita Pastoral às Paróquias de Loulé, decidiu suspender esta atividade, sequência das determinações hoje conhecidas e realizadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

O prelado algarvio, que tinha um extenso programa de ações previstas até ao dia 22 de março já havia indicado que não faria visitas às instituições de solidariedade social, para cumprimento do que foi determinado pelas autoridades de saúde. Todavia, hoje, decidiu suspender mesmo a visita, de modo a que se evitem os contactos com grupos numerosos, que nestas ocasiões sempre se reúnem.

Oportunamente haverá uma decisão do Bispo do Algarve sobre a realização de nova visita.

Diocese AlgarveDioceseAlgarve

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS