Loulé | Prestigiado coreógrafo Rui Horta nas “Conversas à Quinta”

Regionais
Tools
Typography

No próximo dia 12 de março, pelas 21h00, o reconhecido coreógrafo e criador Rui Horta é convidado da rubrica regular “Conversas à Quinta”, no Cineteatro Louletano, continuando este equipamento cultural, assim, a apostar na dimensão do pensamento e do debate/reflexão crítica em torno da Cultura e, mais concretamente, das artes performativas.

Coreógrafo e bailarino conceituado nacional e internacionalmente, o inquietante convidado abordará inevitavelmente a temática da Dança, dos seus velhos e novos caminhos, dos seus múltiplos diálogos e cruzamentos transdisciplinares, e ainda o papel d’O Espaço do Tempo enquanto lugar referencial de criação e apoio aos artistas a partir do interior do país. Esta estrutura, criada por Rui Horta em 2000 em Montemor-o-Novo, afirmou-se já como um centro multidisciplinar de pesquisa e criação absolutamente incontornável no panorama nacional.

Rui Horta passou de bailarino a coreógrafo muito jovem, e aos 60 anos estreou “A Vespa”, um solo em que se expõe totalmente. Nasceu em Lisboa em 1957 e começou a dançar aos 17 nos cursos do Ballet Gulbenkian de Jorge Salavisa. Aos 20 criou o Grupo Experimental Dança Jazz, foi para Nova Iorque, voltou, fundou a Companhia de Dança de Lisboa, uma escola, um coletivo. Em 1990 foi convidado para trabalhar em Frankfurt e quando voltou, dez anos mais tarde, instalou-se com os três filhos em Montemor-o-Novo, onde criou O Espaço do Tempo, no Convento da Saudação. Uma constante aventura de criação, sobrevivência, trabalho, trabalho, comunidade. Criou muitas coreografias, para "os melhores entre os melhores bailarinos". E interpretou bastantes também.

O evento tem entrada gratuita, limitada, e dirige-se a maiores de 12 anos, tendo uma duração aproximada de 90 minutos.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Além disso, podem consultar toda a programação na sua página de Facebook ou no seu website http://cineteatro.cm-loule.pt,  ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cineteatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas do Município de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

GRP da CM LouléRuiHorta

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS