Alexandre Quintanilha é o primeiro convidado de uma série de Debates do CCMAR

Regionais
Tools
Typography

CCMAR inspires é uma nova série de eventos que tem como objetivo aguçar a curiosidade dos investigadores e alimentar um salutar debate em torno de temas científicos relevantes.

Na primeira edição, marcada para a próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 17h00, Alexandre Quintanilha vai estar à conversa sobre o tema: “Knowledge as the basis of democracy”.

Em cada evento do CCMAR Inspires serão convidadas personalidades relevantes de diferentes contextos científicos, que darão a conhecer os tópicos da sua investigação, a sua experiência pessoal e a sua posição em relação a temas críticos para o avanço da ciência.

A sessão vai iniciar sempre com uma breve apresentação do convidado e do tema, seguida de uma discussão entre os especialistas, que será alimentada com questões que os investigadores colocaram de antemão e que ali poderão ver respondidas.

A audiência é convidada a participar no debate que tem como público-alvo os investigadores e meio académico, mas que é aberto e de entrada livre.

Nesta primeira edição, agendada para a próxima sexta-feira, 7 de Fevereiro, às 17h00, no Auditório da Faculdade de Economia da UAlg (Campus de Gambelas), Alexandre Quintanilha é convidado a debater a relação do conhecimento com a democracia. O famoso biofísico, e também deputado da Assembleia da República, vai ajudar a perceber a relação entre estes dois poderes numa sessão que será conduzida em inglês.

Uma parte da vida humana consiste em produzir e disseminar informação e, no caso dos cientistas, produzir conhecimento. Informação e conhecimento são as peças-chave para tomar decisões, especialmente nas sociedades democráticas. Contudo, os cientistas sentem muitas vezes que o seu conhecimento não é considerado pelos políticos e pela sociedade, ao mesmo tempo em que os desafios futuros são cada vez maiores.

Para o ano de 2020 estão já pensadas mais duas sessões de CCMAR inspires, com outros convidados, sessões essas que serão sempre em inglês.

Próximas edições:

  • Richard Thompson, biólogo marinho, Diretor do Instituto Marinho, Universidade de Plymouth. Título provisório: Marine plastic pollution. Final de Setembro, 17h00.
  • Lynne Sneddon, bióloga, Diretora de Ética na Escola de Ciências da Vida, Universidade de Liverpool. Título provisório: Animal sentience and ethics. Sexta-feira, 11 de Dezembro, às 17h00.

CCMARAlexandreQuintanilha

 

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS