Loulé | Autarquia investe na Esterilização e Vacinação de Animais para Promover Adoção

Regionais
Tools
Typography

Com o objetivo de apelar à adoção dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal de Loulé, a Autarquia tem levado a cabo ações ao nível da esterilização, vacinação e desparasitação.

Assim, a todos os animais que são dados para adoção é aplicado, gratuitamente, antes de sair do Canil/Gatil Municipal, um sistema de identificação eletrónica que permite a sua identificação permanente, sendo-lhe ainda ministrada a vacina antirrábica. Por outro lado, todos os animais são desparasitados, bem como esterilizados/castrados, ficando todos os custos inerentes a estas intervenções a cargo do Município. Caso, aquando da sua adoção, os animais não tenham idade para a imunização antirrábica e esterilização, fica agendado para que os procedimentos se façam na altura ideal, também sem qualquer custo para quem adotar o animal.

O Município desenvolve ainda as Campanhas C.E.D. – Captura, Esterilização e Devolução de gatos assilvestrados, em que os mesmos são esterilizados e identificados eletronicamente, também de forma gratuita, de acordo com a legislação em vigor.

Refira-se que, para reduzir os nascimentos descontrolados de animais, ao abrigo da Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia promovida pela Câmara Municipal de Loulé, entre os meses de abril e outubro deste ano realizaram-se 156 esterilizações (75 em cães e cadelas e 81 em gatos e gatas).

Os responsáveis municipais acreditam que esta é a melhor forma de controlo da população de animais, reduzindo o número de ninhadas indesejadas e o seu consequente abandono pelo que, na prossecução desta política, será incrementado no futuro o número de esterilizações.

Por outro lado, estas intervenções cirúrgicas visam igualmente evitar a morte por acidente na via pública dos animais errantes, assim como propiciar a sua proteção e permanência em estrutura de captura e acolhimento (canil) para posterior adoção, a fim de se promover, não só o bem-estar animal, como também a saúde pública em geral.

Refira-se que, ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Loulé tem tido uma preocupação cada vez mais profunda para com a problemática dos animais, em particular pelos que são abandonados na vida pública. O apoio financeiro e logístico a associações que atuam nesta esfera, com destaque para o meritório trabalho do Canil de S. Francisco de Assís, a requalificação das instalações do Canil Municipal, o Regulamento dos Direitos dos Animais do Município de Loulé, o Regulamento Municipal Sobre Apascentamento de Animais e Sua Permanência e Trânsito em Espaço Público e também esta campanha de esterilização são exemplos desse olhar atento para com o mundo animal.

Fonte: GAP da CM LouléCaesAdocao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS