Castro Marim | Jornadas Finais do Projeto VALAGUA

Regionais
Tools
Typography

No próximo dia 27 de novembro de 2019, pelas 9:00 horas, terá lugar, no auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em Castro Marim (Portugal), as Jornadas Finais do projeto VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço.

Com esta iniciativa, dedicada à divulgação dos resultados alcançados no âmbito dos trabalhos de investigação realizados, pretende-se promover um debate público em torno da problemática da gestão dos recursos “água” e “biodiversidade”, que contribua para a valorização e a sustentabilidade do território do Baixo Guadiana em Espanha e Portugal.

O programa contará com a participação dos investigadores das universidades de Huelva e do Algarve envolvidos nos estudos realizados no âmbito do projeto, a par de outros especialistas nas temáticas abordadas, e decorrerá de acordo com o seguinte programa:

09:00h | Receção dos participantes

09:15h | Sessão de abertura

09:30h | Painel I – A problemática da água no Baixo Guadiana Transfronteiriço

11:30h | Painel II – Os valores naturais do Baixo Guadiana Transfronteiriço como ativos do território

13:00h | Almoço

14:00h | Painel III – O desafio da gestão partilhada da água no Baixo Guadiana Transfronteiriço

15:30h | Sessão de encerramento

A sessão é aberta ao público em geral e, especialmente, dirigida a decisores políticos, investigadores, técnicos com competências em matéria de gestão da água e da biodiversidade.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória em tiny.cc/valagua, pelo que os interessados deverão confirmar a sua presença, até ao dia 25/11/2019, através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone +351 286 610 000.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço é uma ação integrada que pretende intervir em diferentes setores para promover a qualidade da água, e a proteção e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, cofinanciada pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), e promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) em parceria com a Diputación Provincial de Huelva (DPH), a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Universidade de Huelva (UHU), a Universidade do Algarve (UAlg), a Junta de Andalucía (CAGPDS-JA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Confederación Hidrográfica de Guadiana (CHG) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A área de intervenção desta iniciativa abrange 8 espaços naturais protegidos, classificados como Rede Natura 2000, e 15 municípios de ambos os países, nomeadamente: Serpa, Mértola, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo Antonio, em Portugal; e Rosal de la Frontera, Santa Barbara de Casa, Paymogo, Puebla de Guzmán, El Almendro, El Granado, Sanlúcar de Guadiana, San Silvestre de Guzmán, Ayamonte e Isla Cristina, em Espanha.

Fonte: Associação OdianaProjetoValagua

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS