Albufeira tem um Espaço dedicado à Deficiência e à Inclusão

Regionais
Tools
Typography

Sensibilizar, formar e informar a população sobre a problemática da deficiência, apoiar, intervir e encaminhar quem tem uma condição de saúde que comprometa a sua funcionalidade é a missão do “Espaço Integrar”, um serviço disponibilizado pelo Município de Albufeira, a funcionar no Parque Lúdico. O atendimento no Balcão da Inclusão, destinado a proporcionar informação e mediação especializada, carece de marcação prévia, através dos telefones: 289 246 908/ 289 599 684 ou do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

São várias as atividades que decorrem ao longo de todo o ano no “Espaço Integrar”, ao dispor dos cidadãos com algum grau de deficiência ou incapacidade e respetivas famílias.

Entre as várias iniciativas, destacamos o “Adapta-te” (encontro com atividades físicas dirigido a pessoas com deficiência); “AMA – ALL MOVE em Albufeira” (atividades extraescolares de inclusão na área das artes performativas e artes marciais); “De nós para nós” (encontros destinados a informar pais e familiares sobre serviços públicos de apoio, direitos e deveres da população com deficiência), Grupos Terapêuticos: o “Brinca Comigo” (destinado a pais e crianças de 1 aos 5 anos), e o Parque sensório-terapêutico (destinado a crianças dos 9 aos 14 anos com disfunções de coordenação motora), “MAMIS” (programa de apoio à maternidade); Mini Golf Adaptado; Oficinas Terapêuticas (estimulação cognitiva para adultos e idosos); “Vida Ativa e Inclusão” (para jovens e jovens adultos com incapacidade intelectual e autismo); Sessões de Relaxamento e a Companhia de Dança Inclusiva “Singular”.

O “Espaço Integrar” funciona no Parque Lúdico de Albufeira, durante a semana, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. Para participar em eventos pontuais ou para atendimento diário deverá ser efetuada marcação prévia, através do telefone: 289 599 684 ou do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Entre as várias iniciativas desenvolvidas naquele espaço, destacamos o “Balcão da Inclusão”, um serviço que tem por objetivo prestar informação e mediação especializada e acessível a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, bem como às suas famílias, organizações e outras entidades que direta ou indiretamente intervêm na área. O serviço disponibiliza informação sobre direitos e benefícios no âmbito da legislação em vigor e recursos existentes. Para além disso, procede, também, ao encaminhamento ou mediação para instituições com competência para resolver as diversas situações apresentadas.

Se pretende estar bem informado sobre todos os assuntos ligados à área da deficiência, nomeadamente acessibilidade, atendimento prioritário, atestado médico de incapacidade multiuso, benefícios fiscais, emprego e formação profissional, estacionamento, habitação, intervenção precoce, prestação social para a inclusão, produtos de apoio e ajudas técnicas, entre outros, dirija-se aos nossos serviços. A informação pode ser prestada por telefone, por escrito ou presencialmente, sendo que o atendimento necessita de marcação prévia.

Fonte: GRP da CM Albufeira  InclusaoAlbufeira2InclusaoAlbufeira3InclusaoAlbufeira4InclusaoAlbufeira5InclusaoAlbufeira6InclusaoAlbufeira7InclusaoAlbufeira8InclusaoAlbufeira9InclusaoAlbufeira1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS