"A Europa Rural em Movimento" um Guia para Territórios em Transição

Regionais
Tools
Typography

Este é o título em português da publicação lançada no passado dia 14 de novembro, em Paris e cujo principal objectivo é o de levar os leitores numa viagem pelo mundo rural europeu, conhecendo neste trajeto as pessoas e as organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável destes território e destas comunidades em transição.

A apresentação da publicação, coordenada pelo “Forum Syneergies”, decorreu no Palácio de Congresso de Montreuil por ocasião do cinquentenário da Fondation de France, que apoiou esta edição.

Ao longo de 13 capítulos, os leitores podem partilhar as experiências, expectativas e sucessos que marcam o presente e o futuro de territórios rurais de norte a sul da europa.

Istria na Eslovénia, Karditsa na Grécia, Ilha de Eigg na Escócia, Pembrokeshire, em Gales, Podlaskie na Polónia, Algarve em Portugal, Transilvânia na Roménia, Bitola na Macedónia do Norte, Beaufortain em França, Hallig Suderoog e a Ilha de Pelworm na Alemanha, Lesachtal na Áustria, Gelgava na Letónia, Dronten nos Países Baixos e a Sicília em Itália, são territórios onde pessoas e organizações trabalham desde há muito em processo de desenvolvimento sustentado e participado, baseados na mobilização dos atores locais e na valorização dos recursos endógenos.

O fio condutor é o trabalho de décadas do “Forum Synergies”, uma organização não-governamental herdeira da “Rede Europeia de Experiências de Desenvolvimento Sustentável, uma plataforma de cooperação criada em 1994 e que, entre muitas outras atividades, organizou entre 1996 e 97, um ciclo de debates sobre a agenda 2000 e uma mostra itinerante por toda a europa dos produtos, aromas, sabores e texturas do mundo rural (Magical Mistery Tour) que terminou a sua viagem aqui no Algarve, em Dezembro de 1997, num evento marcante que contou com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

A Associação In Loco foi a entidade anfitriã deste momento, pois coopera e faz parte desta plataforma de cooperação desde o seu início. Foi igualmente através das experiências, estratégias e utopias que defendemos e pela quais lutamos que Portugal e o Algarve foram retratados nesta publicação agora tornada pública e que pode muito em breve ser descarregada (ENG e FR) no site do Forum Synergie (http://www.forum-synergies.eu/ ) e no site da Associação In Loco (www.in-loco.pt) .

Fonte: Associação IN LocoGuiaEuropaRural

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS