Banner Alto Página

Lagos | (A)GARRA distinguida com prémio "Boas Práticas - Associativismo Juvenil"

Regionais
Tools
Typography

Decorreram, de 2 de agosto a 2 de outubro, as candidaturas ao concurso "Boas Práticas | Associativismo Juvenil e Boas Práticas | Associativismo Estudantil 2019" que visa, ano após ano, distinguir associações juvenis e de estudantes do ensino superior ao abrigo do RNAJ. Os prémios são atribuídos por região e, conforme desvendado no passado dia 5 de novembro, a (A)GARRA – Associação Jovem de Lagos sagrou-se vencedora no que diz respeito à zona do Algarve – um feito memorável no percurso deste grupo de jovens lacobrigens, que tanto coloca de si nos seus projetos.

O concurso é levado a cabo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e os critérios de escolha incidem sobre nível de impacto das causas inscritas na(s) comunidade(s), bem como na sua dimensão, atuação, qualidade e inovação; além disso, é valorizada a consistência e expressividade do projeto no âmbito cívicodemocrático. Neste sentido, a (A)GARRA - Associação Jovem de Lagos conquista o galardão com o "Programa de Intercâmbio Internacional Grab Your World" perfazendo, assim, os objetivos do grupo de jovens para o presente ano.

Nas palavras do presidente Diogo Rodrigues, tal distinção desperta «um sentimento gratificante por todos os sacrifícios a que 2018 obrigou. Seria impensável que, no segundo ano de existência de (A)GARRA, fosse possível obter um prémio», confessa. Reconhecendo o «foco» da associação no que respeita a «dar o máximo em qualquer projeto», o presidente promete a continuação de um trabalho humilde no futuro: «Penso que, por sermos uma associação jovem, isto vem provar às pessoas que podem, de facto, contar connosco; que os jovens têm qualidade», afirma, concluindo que este é «um excelente mote de arranque para a elaboração do Plano Municipal de Juventude» a iniciar em 2020 pela autarquia.

Embora este prémio seja referente a 2018, Diogo considera que «o trabalho desenvolvido nesse ano permitiu à (A)GARRA olhar para o futuro mais tranquilamente, de forma a projetá-lo». Nem a propósito, o coletivo de jovens foi convidado a marcar presença no evento "III Jornadas Técnicas Associativas - Partilha de Boas Práticas", que terá lugar dia 30 de novembro na sede do IPDJ, em Faro, a par da apresentação pública do novo "Cartão Terras do Infante" – mais detalhes acerca do cartão serão revelados brevemente através das redes sociais do núcleo.

A associação aproveita ainda para fazer menção aos parceiros do projeto em questão, nomeadamente: Câmara Municipal de Lagos, Bombeiros Voluntários de Lagos, União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, Associação do Grupo Coral de Lagos, Jornal Correio de Lagos e Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, aos quais agradece imensamente e sem os quais «nada seria possível».

Fonte: (A)GARRAGarraLagos2GarraLagosGarraLagos1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS