Tavira | Rede de Voluntário R3g "O Dia Mundial da Gentileza"

Regionais
Tools
Typography

Vai ser realizada uma ação no dia 13 de novembro de 2019, na Praça da República em Tavira, com início às 10h00. A Casa do Caminho é um núcleo da Cooperativa Casa do Amparo, constituída sem fins lucrativos no ramo da solidariedade social, com o objetivo de criar postos de trabalhos e dar a oportunidade aos profissionais de criarem os seus próprios projetos terapêuticos, sociais e educativos, através de todos os outros núcleos criados na margem sul de Lisboa e Tavira.

Em 2014, a nossa cooperativa surgiu num profundo sentimento de solidariedade para com as pessoas. Foi a partilha deste sentimento que levou três voluntários, numa vertente do empreendedorismo social, a empenharem-se na construção de um espaço, símbolo de um local onde se investe no desenvolvimento pessoal como ponto de partida para uma caminhada de vida mais equilibrada em várias dimensões humanas.

Neste sentido os núcleos foram criados para dar respostas nas áreas sociais, terapêuticas, educação e social, com o objetivo não só de oferecer ferramentas, mas também, desenvolver uma consciência em que todos juntos podemos contribuir para um mundo melhor através das nossas ações.

O serviço dos núcleos tem por principal objetivo de fomentar a união entre as gerações no sentido de valorizar a intergeracionalidade, fomentando a aprendizagem ao longo da vida. Nossos serviços alcançam todos os públicos desde da criança até os mais velhos.

Na área da Educação o Núcleo do Âmaz - Centro Psicopedagógico Infantojuvenil oferece aos alunos de todos os ciclos escolares apoio no processo de aprendizagem, através da elaboração e seguimento de métodos de estudo com pedagógicas diferenciadas de acordo com a necessidade de cada aluno. Para além disto, o Âmaz oferece um leque de atividades lúdico-pedagógicas no sentido de transmitir valores e uma consciência coletiva de cada criança que está inserida num grupo social, e a importância de respeitar o outro aspeto sempre patente na nossa filosofia de trabalho.

O público Sénior tem para nós um valor inestimável, pois possuem uma riqueza experiencial ao nível dos valores, que pode fazer a diferença na formação da personalidade de cada criança e, por um lado precisam de atenção e cuidado, neste sentido, procuramos estabelecer uma rede apoio familiar com o intuito da promoção dos afetos entre as gerações. O Núcleo Sénior da Cooperativa Casa do Amparo, abraçou o projeto No Meu Tempo, que desenvolve atividades de estimulação cognitiva, sensoriais na área da saúde mental.

Os nossos núcleos reúnem técnicos especializados com uma equipa que une esforços para encontrar respostas para os vários desafios com que nos deparamos no dia a dia.

Quer seja em Tavira ou na Moita, os núcleos estão situados em bairros nos quais vivem famílias em situação de vulnerabilidade nas mais variadas vertentes áreas. (económica, saúde, social, emocional, familiar, educativa).

Filosofia

A cooperativa Casa do Amparo acolhe todas as pessoas que solicitem apoio independentemente as suas especialidades individuais, familiares e sociais.

Missão

Tem como missão a promoção do empreendedorismo social, ajudando as pessoas a desenvolverem os seus projetos profissionais, essencialmente nas áreas sociais, não só com e para a infância, como também, para os “mais velhos” através da nossa filosofia de trabalho.

Visão

Ser uma entidade de referência nas áreas em que se propõe intervir, pelos elevados índices de qualidade dos serviços prestados, pela política de sustentabilidade e pela vertente humana.

Valores

- Inovação: disponibilizar às famílias e à comunidade em geral respostas inovadoras e simples que vão ao encontro das suas reais necessidades;

- Otimização: otimizar os recursos para melhorar as respostas existentes, valorizando sempre as pessoas e as suas competências, atuando no sentido da formação contínua e especializada;

- Participação: os beneficiários diretos e indiretos dos núcleos da Cooperativa têm um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos existentes, pelo que a sua participação no planeamento, execução e avaliação das ações trará um valor acrescentado ao trabalho desenvolvido pelos cooperantes e técnicos;

- Humanização e relações de confiança: a empatia e o respeito pelo outro são a base da atuação da Cooperativa Casa do Amparo;

Ética profissional: o respeito pela conduta dentro e fora da Cooperativa são os nossos alicerces e tal materializa-se no cumprimento dos princípios da confidencialidade, privacidade, neutralidade, transparência, brio profissional, comunicação, rigor e método.

Para mais informações dos Núcleos da cooperativa segue abaixo os seguintes links:

https://coopcasadoamparo.blogspot.com/

https://rededevoluntarios3g.blogspot.com/

https://levasmecontigo.blogspot.com/

http://desateosnos.blogspot.com/

Fonte: Coop Casa do AmparoDiaMundialGentileza

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS