Banner Alto Página

Final de semana com Órgão de Tubos em Portimão e Faro

Regionais
Tools
Typography

Após a abertura do Festival de Órgão do Algarve com Igrejas repletas, o final de semana que se aproxima promete excelentes concertos para Portimão e Faro. Na sexta-feira 8 de novembro, na Igreja Matriz de Portimão, tem lugar um concerto de música de câmara para órgão e voz com a participação de André Ferreira e Teresa Duarte. Num programa intitulado "Do lamento à exaltação", os músicos irão transmitir através da música os sentimentos e emoções impressos pelos compositores nos seus textos e melodias.

André Ferreira é licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão e concluiu o Mestrado em Órgão da Escola Superior de Música de Lisboa. Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais efetuou recitais em Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Colabora como organista com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos. É professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, no Conservatório de Mafra e na Sé Catedral de Faro.

Teresa Duarte concluiu duas licenciaturas em Canto, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatorium van Amsterdam. Em ópera interpretou Elle (La Voix Humaine, Poulenc), Dido (Dido e Eneias, Purcell), Pamina (Die Zauberflöte, Mozart) e Suor Dolcina (Suor Angelica, Puccini). Como membro do Coro Gulbenkian, já foi dirigida por maestros de renome internacional. Teresa tem colaborado com vários ensembles de música de câmara, tendo uma preferência por repertório de Música Antiga.

No sábado 9 de novembro, a Igreja da Sé em Faro recebe André Ferreira e o Coral Ossónoba. Após uma secção de obras para órgão solo com composições tipicamente alemãs que recordam as origens do instrumento, o auge do concerto é-nos apresentado pela Missa da Coroação de Mozart com a participação de coro e solistas dirigidos por Nuno Sequeira Rodrigues.

O Coral Ossónoba estreou-se em 1980 nas festas da cidade de Faro. Entre as participações mais relevantes, destacam-se digressões internacionais a Espanha (Coruña, 1990), França (Fuveau, 1996), Holanda (1998), Brasil (2000), França (Nice, 2006), Suíça (Genéve e Montreux, 2008) e Espanha (Ceuta, 2015). Apresentou em 2016 e 2017 a obra Cantata Mundi de Rodrigo Leão e, em 2018, Carmina Burana de Carl Orff.

Os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2019 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Página FB: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/

Fonte: Música XXIOrgaoTubosCoralOssonobaOrgaoTubosAndreFTeresaDOrgaoTubosFestival3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS