Lagoa promoveu caminhada à descoberta da Avifauna do rio Arade

Regionais
Tools
Typography

O Município de Lagoa promoveu uma caminhada para conhecer as aves do rio Arade e da região. A comemoração do EuroBirdwatch 2019, que tem como objetivo divulgar a avifauna selvagem europeia, impulsionou esta iniciativa.

Com o início do outono notam-se neste território do barlavento algarvio os movimentos das aves migratórias e é possível observar a chegada das espécies invernantes ou a partida daquelas que se deslocam para sul em busca de climas com invernos mais amenos. Nesta altura do ano a região é atravessada por milhares de aves migratórias, originárias sobretudo do norte da europa, em viagem para os locais de invernada.

A caminhada exploratória que aconteceu no passado sábado, 19 de outubro, junto ao rio Arade no concelho de Lagoa, teve como intuito sensibilizar para a importância e beleza das aves migratórias, alertando para os perigos que enfrentam no decorrer das migrações, bem como para a necessidade de preservar os locais onde repousam, se alimentam e se reproduzem.

A caminhada de observação de aves (ou birdwatching) começou com um breefing no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, onde os 17 participantes foram informados acerca do que poderiam esperar desta atividade. Dali dirigiram-se para a zona dos Arrozais do Rosário junto à margem nascente do Rio Arade.

Durante o agradável passeio as expetativas da organização foram largamente superadas já que foram ouvidas ou observadas 22 espécies de aves. De entre estas destacaram-se o Garajau-grande (Hydroprogne caspia), a Águia-sapeira (Circus aeruginosus), o Maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), o Falcão-peregrino (Falco peregrinus), Pernas-verdes (Tringa nebularia) e Pernas-vermelhas (Tringa totanus), e Garça-vermelha (Ardea purpurea), entre outras.

Estas e outras espécies da avifauna migratória e residente entusiasmaram os participantes unânimes na confirmação de uma manhã particularmente agradável, repleta de aprendizagens, movimento, melodia e cor.

Neste ano de 2019, no âmbito do EuroBirdwatch, realizaram-se atividades em 35 países europeus. Em Portugal foi possível participar de forma gratuita em diversas atividades.

Esta iniciativa do Município de Lagoa foi realizada em parceria com a Associação A Rocha, uma organização que se dedica ao estudo da história natural.

Fonte: GC do Mun Lagoa(Algarve)CaminhadaLagoa

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS