Estreia Nacional em Loulé | "O Relatório da Coisa" de Clarice Lispector

Regionais
Tools
Typography

A Mákina de Cena / MdC Teatro, vai apresentar “O Relatório da Coisa”, a partir do conto de Clarice Lispector, nos próximos dias 17, 18, 19 e 21 de setembro, às 21h30, na Casa da Mákina (Rua Gonçalves Zarco, nº11-13, em Loulé).

Esta criação teatral, assinada por Carolina Santos, em colaboração com Ana Karina e Marco Martins, será a primeira da temporada oficial da Casa da Mákina, um novo espaço cultural e performativo em Loulé, gerido pela Mákina de Cena, activo desde Abril, mas que celebrará a sua abertura oficial no dia 17 de Setembro, às 21 horas, com a presença de representantes do executivo da Câmara Municipal de Loulé.

Entre analogias e referências múltiplas, “O Relatório da Coisa” de Clarice Lispector (que completa o centésimo aniversário do seu nascimento em 2020), publicado em 1974, assume novo significado neste mundo que, para além de electrónico, se viciou no virtual e no digital, e onde “ser” já não pertence exclusivamente ao domínio do real e material.

De acordo com este relatório, uma das barreiras a serem vencidas para chegar ao que “é”, consiste na desvalorização da palavra, e em anteceder a nomeação. Assim como o relógio não dá conta do significado do tempo, a palavra poderá ser ineficaz na sua capacidade de significar.

Com a colaboração de Marco Martins e Ana Karina, Carolina Santos propõe-se a transpor “O Relatório da Coisa” para cena num formato intimista, que cruza a poética do absurdo com a arte de contar histórias, privilegiando a imaginação, ora abolindo a 4ª parede, ora intensificando a solidão do intérprete na procura daquele espaço misterioso que antecede a verbalização das coisas.

Esta produção é financiada pela Câmara Municipal de Loulé e pela Direcção Regional de Cultura do Algarve.

A lotação é extremamente limitada, pelo que a marcação antecipada de lugar é aconselhada.

Para mais informações e reservas contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Duração aproximada de 45 min., para maiores de 12 anos.

Fonte: Mákina de CenaRelatorioCoisaRelatorioCoisa1RelatorioCoisa2RelatorioCoisa3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS