Professoras de Física do Algarve participam em programa no CERN, em Genebra

Regionais
Tools
Typography

As professoras Cristina Jesus e Susana Varela, a lecionar no Agrupamento de Escolas Rio Arade - Lagoa, e Susana Cunha, do Agrupamento de Escolas de Silves, participaram, entre 01 e 06 de setembro, na 13.ª Escola de Professores de Física no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear).

As docentes foram selecionadas para participar neste estágio em Genebra, na Suíça, constituído por palestras feitas por investigadores a trabalhar no CERN, e por visitas guiadas aos vários aspetos do Laboratório (experiências e aceleradores).

Este programa é coorganizado pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) e pelo CERN, com o apoio da "Ciência Viva" - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. 

As professoras tiveram a oportunidade de participar em palestras, visitas, exposições e oficinas que introduzem os 20 participantes do programa à Física de partículas e tecnologias de ponta. 

O objetivo deste programa para professores é transmitir os conhecimentos da linha da frente da investigação nesta área, de modo a incutir o entusiasmo pela descoberta às próximas gerações de cientistas. 

As docentes, incentivadas nesta participação pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade, Luís Varela (ele próprio participante de um programa anterior), regressam como embaixadoras do CERN, de modo a passar o entusiasmo dos cientistas para a próxima geração de físicos, engenheiros, e especialistas em tecnologias de informação. 

Fonte: Agrup Escolas Rio Arade-LagoaProfessorasCERNGenebra2ProfessorasCERNGenebra1ProfessorasCERNGenebra3ProfessorasCERNGenebra5

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS