SB de Alportel | É carapau, é da nossa costa e apresenta-se no Mercado Municipal

Regionais
Tools
Typography

Na manhã do próximo sábado dia 31 de agosto, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel recebe (a)gosto uma Demonstração Gastronómica muito especial, dedicada a um dos peixes mais saudáveis e sustentáveis da nossa costa: o carapau. 

Em todas as manhãs do último sábado do mês o Mercado são-brasense deixa-se invadir pelos aromas das propostas dos diferentes chefs de cozinha que há já 8 anos dão vida a este ciclo de mostras gastronómicas que é uma referência.  

Nesta edição em tudo especial, o município associa-se à Campanha nacional de valorização do carapau “É carapau” cofinanciada pelo Programa Mar 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia e promovida pela DocaPesca Portugal através de iniciativas que revelam as potencialidades gastronómicas deste tipo de pescado, de baixo valor comercial e elevados benefícios nutricionais.

Na manhã de dia 31, pelas 10h00, o carapau entrará em cena na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel pela mão do conceituado chef José Moura que desafia a saborear carapau fresco com citrinos, algas e pimentos e ainda carapau fresco com risotto de laranja. Uma explosão de sabores que concilia o melhor do mar e da região, numa apresentação repleta de arte que promete cativar o paladar, o olhar e a saúde.

Rico em nutrientes e pobre em gordura, o carapau é um peixe versátil e sustentável, existindo em abundância no estado selvagem durante todo o ano, encontrando-se disponível nas Bancas de Peixe e Marisco do Mercado Municipal de São Brás de Alportel.

Dadas as características e benefícios do seu consumo, os protagonistas da campanha a nível nacional são conceituados desportistas, de diferentes modalidades, Joana Pratas (vela), a Teresa Almeida (bodyboard), o Francisco Lufinha (kitesurf), o Hugo Vau (surf) e o Fernando Pimenta (canoagem) com uma profunda ligação profissional e afetiva ao mar.

Os vendedores de peixe do mercado associam-se à iniciativa, vestidos a rigor com aventais promocionais da campanha, numa manhã em que o carapau será o grande protagonista.

O apoio a esta Campanha pelo município integra a estratégia de valorização e dinamização do Mercado Municipal, espaço privilegiado da economia local que acolhe vendedores e produtores de elevada qualidade.

Fonte: GAP da CM SBACarapauSBA1CarapauSBA2CarapauSBA3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS