Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural visitou São Brás de Alportel

Regionais
Tools
Typography

O Município de São Brás de Alportel recebeu esta quinta-feira, dia 8 de agosto, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, numa reunião e visita ao concelho, para avaliação dos trabalhos preventivos realizados no concelho ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

A reunião de trabalho, realizada no edifício Paços do Concelho, contou com a participação do Diretor Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Joaquim Castelão Rodrigues; do Comandante Operacional Distrital, Vítor Vaz Pinto;  do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel, Vitor Martins; do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, da Vice-Presidente Marlene Guerreiro e Vereador David Gonçalves e ainda do Presidente da Junta de Freguesia, João Rosa.

Após a reunião, Vitor Guerreiro acompanhou o Secretário de Estado numa visita de reconhecimento aéreo, para melhor conhecimento e avaliação do vasto trabalho realizado, nomeadamente a faixa de gestão combustível da rede primária de 125 metros de largura em mais de 200 hectares na área serrana do concelho. 

Ao longo deste ano, o Gabinete Técnico Florestal e o Serviço Municipal de Proteção Civil têm coordenado a aplicação das medidas preventivas de Defesa da Floresta Contra Incêndios integradas na Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais 2019.

Encontram-se operacionalizados no terreno um vasto conjunto de trabalhos: para além das faixas de gestão de combustível, da rede primária, em 125 metros de largura e 218,75 hectares de extensão, foram realizados trabalhos de limpeza de 24 hectares no aglomerado de Javali, 11 hectares no aglomerado do Outeiro/Juncais e 5,7 hectares no aglomerado do Bico Alto, locais de intervenção prioritária na prevenção de incêndios.

A visita integrou ainda uma paragem no sítio de Cabeça do Velho, onde o Secretário de Estado e demais entidades presentes tiveram a  oportunidade de reunir com o conjunto de entidades parceiras, em trabalho no terreno, nomeadamente: o Exército, a Guarda Nacional Republicana – GIPS, os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, a equipa Municipal de Sapadores Florestais, a equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, bem como os oficiais de segurança local das duas Aldeias Seguras do concelho, designadamente Parises e Cabeça do Velho.  Na ocasião, o Secretário de Estado, Miguel Freitas, teve a inda a oportunidade de contactar com a comunidade local, deixando uma mensagem de reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo município e por todas as entidades parcerias, enaltecendo o primordial contributo das populações, que com agrado registou nesta visita.

Num concelho em que dois terços do território são constituídos por zona florestal, a  prevenção dos incêndios assume prioridade máxima para o município de São Brás de Alportel, sendo uma missão que envolve todos os setores da autarquia, a qual tem vindo gradualmente a concretizar-se através do envolvimento de mais diversas entidades públicas e privadas.

A participação ativa da população é também fundamental, razão pela qual a autarquia tem vindo a investir muito na realização de ações de informação e sensibilização, bem como na adesão a programas como a Aldeia Segura. Um esforço com reflexos no crescente envolvimento e colaboração da comunidade, nas limpezas das suas propriedades rurais.

No término da visita, o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, enalteceu o “esforço e empenho envolvidos neste combate que se faz através da prevenção. Um investimento efetuado ao longo do ano de forma regular e sistemática, com aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis e o fortalecimento de parcerias fundamentais para minimizar custos e ampliar a capacidade de ação”.

O Secretário de Estado das Florestas e do desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, encerrou a visita frisando que a “união de todas as entidades  e população nesta nobre missão de prevenção dos incêndios e defesa da floresta é fundamental para otimizar o alcance das intervenções no terreno. Os trabalhos realizados no município de São Brás de Alportel são um bom exemplo para o país. Contudo, este é um processo inacabado, que exige uma vigilância e um trabalho persistente e contínuo”. 

Fonte: GI da CM SBASecretarioVisitaSBA1SecretarioVisitaSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS