Lagos entra no Guinness World Records com um Dom Rodrigo de 126,7 kg

Regionais
Tools
Typography

O objetivo inicial de 100 kg foi ultrapassado pelas 8 doceiras do concelho que entraram nesta aventura. O doce foi apresentado e saboreado pelos visitantes no 1º dia do evento, a 26 de julho.

A hercúlea tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce. Durante 3 dias (24 a 26 de julho), as 8 doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Para tal feito, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 kg de açúcar, 18 kg de miolo de amêndoa, 45 lt de água e 360 gr de canela.

Na 6ª feira, dia 26 de julho, veio a certificação do peso oficial do maior Dom Rodrigo do mundo, conforme certificação pelo Guinness World Records: 125,4 kg (126,7 kg com embalagem típica do doce).

O maior Dom Rodrigo do mundo foi depois apresentado ao público na inauguração da XXXII Feira Concurso Arte Doce, a 26 de julho, após os discursos do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, e da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que se mostrou orgulhosa das doceiras que contribuíram para valorizar um dos maiores tesouros gastronómicos do Algarve e do concelho. Depois de desembrulhado, o doce foi oferecido e degustado por todos os visitantes da nova edição da Arte Doce que puderam participar na experiência de ver Lagos e o Dom Rodrigo inscritos no registo de recordes com mais prestígio em todo o mundo.

A iniciativa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo surge dos esforços do Município em promover o icónico doce algarvio, atualmente um dos finalistas distritais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, programa da RTP1. A final distrital terá lugar no dia 16 de agosto, podendo-se votar até esse dia através do número 760 107 136 (0,60 € + IVA).

Com uma nova imagem mais moderna e um aumento do seu espaço, a 32ª edição da Feira Concurso Arte Doce contou com milhares de visitantes que puderam apreciar o que de melhor a doçaria do Algarve tem para oferecer, tendo ainda à sua disposição stands de artesanato, tasquinhas, a presença do Baixo Alentejo como região convidada, degustação de vinho e novos sabores da gastronomia da região. A animação ficou a cargo de vários artistas que passaram pelos dois palcos do recinto, com destaque para David Fonseca, Raquel Tavares e Agir que aqueceram as noites de verão naquele que é o fim-de-semana mais doce de Lagos e do Algarve.

Tendo sido o primeiro evento do género a surgir no Algarve, a Feira Concurso Arte Doce premeia anualmente várias categorias a nível da doçaria da região. Este ano, a organização introduziu duas novas categorias, Doces de Inovação e Decoração de Stand, como forma de modernizar a experiência de participantes e visitantes. Os premiados da edição de 2019 foram os seguintes:

Concurso Arte Doce  - Tema Obrigatório (O Vinho)

1.º Prémio -  Cantinho Doce da Fernanda

2.º Prémio -  Lucília Norte Baptista 

3.º Prémio -  Pastelaria Doce e Arte

Concurso Arte Doce - Tema Livre

1.º Prémio - Lucília Norte Baptista

2.º Prémio -  Bolo Doce - Doçaria Regional, Lda.

3.º Prémio -  Doces da Filipa

Concurso Qualidade na Tradição 

Melhor Doce fino: Luísa Mariano 

Melhor D. Rodrigo: Bolodoce – Doçaria Regional do Algarve

Melhor Morgado: Sandra Santos

Melhor Doce de Figo: Cantinho Doce da Fernanda 

Prémio Doces de Inovação:

Munchi 

Prémio Melhor Decoração de Stand:

Miminhos da Lucinda

Fonte: SC da CM LagosDomRodrigoArteDoce

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS