BD “Os Segredos de Loulé” nomeada para os Prémios Adamastor do Fantástico 2019

Regionais
Tools
Typography

“Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” continua a ter o reconhecimento da crítica da especialidade e, desta vez, está nomeado para o Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Banda Desenhada.

Os Prémios Adamastor do Fantástico são organizados pelo Colectivo Trëma, pretendendo evidenciar anualmente a produção nacional no género Fantástico, em vários formatos. O processo de nomeação é aberto a todos os interessados, e a votação final e atribuição dos Prémios será feita durante o evento Fórum Fantástico, que este ano acontece de 11 a 13 de outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Com argumento de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos, e ilustrações de André Caetano, “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” é uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro, numa abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada Histórica. Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Loulé que pretendeu, assim, de uma forma diferente, mostrar esta viagem fantástica de séculos através da qual foi construída a identidade louletana.

Ao contrário de outros projetos institucionais deste tipo, os autores enveredaram por um relato amplo e original, num registo de ficção-científica, que recua ao mais distante passado, e percorre a história desta cidade (e deste concelho) algarvio até ao futuro. É essa originalidade e a qualidade técnica dos autores que têm dado a esta BD o merecido reconhecimento público.

Recorde-se que ainda recentemente, esta obra foi distinguida com o prémio de mérito, na categoria de banda desenhada, do concurso mundial 3x3 Illustration Awards: Professional Show Winners No.16, atribuído a André Caetano pelo trabalho de ilustração que desenvolveu nesta edição local.

Nos Prémios Adamastor do Fantástico, “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” irá concorrer ao lado de “Andromeda” – Zé Burnay (Zé Burnay); “Apocryphus: Femme Power” – vários (Mighell Publishing); “A morte viva” – Alberto Varanda (Ala dos Livros); “A Viagem da Virgem” – Pepedelrey, Jorge Coelho, Rui Gamito e Rui Lacas (Escorpião Azul); “Ermal” – Miguel Santos (Escorpião Azul); “Filhos do Rato” – Luis Zhang e Fábio Veras (Comic Heart / G Floy Studio - Portugal); “Futuroscópio” – Miguel Montenegro (Arcádia); “Lusitano 1-7” – Bruno Matos (Lusitano); “O Outro Lado de Z” – Nuno Duarte e Mosi (Kingpin Books / Comic Heart / G.Floy Studio); “SINtra” –Tiago Cruz e Inês Garcia (Escorpião Azul); “Watchers” – Luís Louro (Edições ASA); e “Zahna” – Joana Afonso (Polvo).

Fonte: GAP da CM LouléSegredosLouleBD

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS