Coca-Cola oferece Street Art a Portimão

Regionais
Tools
Typography

O Parque da Juventude, em Portimão, vai ter a partir do próximo domingo uma obra de street art assinada pelo artista de arte visual Miguel Caeiro, conhecido como RAM. Trata-se de uma icónica garrafa “contour”, da Coca-Cola, com 2,5 metros de altura decorada pelo RAM. A inauguração decorre às 10h30 de domingo, dia 7 de julho, integrada no campeonato nacional de BMX RACE e no âmbito da cidade europeia do desporto.

Com a entrega desta obra do RAM, a Coca-Cola European Partners (CCEP) pretende simbolicamente agradecer a todo o país o enorme reconhecimento da marca nestas quatro décadas de presença em Portugal. Ao mesmo tempo que sublinha a preferência dos consumidores, esta iniciativa cumpre uma das mais inovadoras e antigas características da essência da marca: a ligação às artes visuais, o estímulo à produção artística contemporânea e a disponibilização para usufruto das populações de obras originais produzidas a partir de bens de consumo identificadores da cultura popular.

Ciente da sua enorme responsabilidade social e corporativa, a Coca-Cola decidiu desafiar o artista visual Miguel Caeiro, a.k.a. RAM a levar a cabo a decoração original de 21 garrafas com 2,5 metros de altura para poder devolver à população de cada distrito e regiões autónomas, sob a forma de obra de arte, a ligação emocional, carinho e fidelidade à Coca-Cola. O artista decidiu trabalhar o sentido humano e a essência colorida da marca, exibindo estes 40 anos sob a forma de 40 círculos, que representam não só toda a nação, mas também todas as raças presentes em Portugal. Enquanto viajante que tem percorrido vários cantos do Mundo, o artista sempre encontrou na Coca-Cola uma sensação de liberdade e é essa liberdade que as suas cores e traços significam. Por fim, RAM pretendeu ainda adicionar os emblemáticos slogans usados pela Coca-Cola em Portugal nos últimos 40 anos, utilizando para isso uma vasta caligrafia gráfica baseada em letras de graffiti, representando todas aquelas frases que de alguma forma fazem parte da vida dos portugueses.

A entrega aos distritos tem sido faseada ao longo do último ano e chegou agora a vez de Portimão, cidade escolhida para acolher a do Algarve.

Sobre o artista

RAM é o nome sob o qual o artista Português Miguel Caeiro (n. 1976) tem operado desde que começou a intervir clandestinamente nas ruas em 1997. Precursor do graffiti e arte urbana de cariz experimental, RAM tem trilhado um caminho singular na construção de uma linguagem inteiramente original no mundo da nova estética urbana. As suas explosões energéticas de cor e formas dinâmicas aproximam-se de uma action painting contemporânea impregnada de um visionarismo de raiz psicadélica, numa linha de intensa vitalidade que exprime a construção de realidades etéreas – projecções de um fértil imaginário do sub e inconsciente onde impera a força dinâmica e primeva da natureza.

Fonte: Estúdio ComunicaçãoPortimaoBMXRace

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS