Banner Alto Página

Veículo atribuido à Fundação António Aleixo cria um Gabinete de Apoio Social Itinerante

Regionais
Tools
Typography

No âmbito do Projeto “Caminhos”, financiado pelo Ministério da Administração Interna e Câmara Municipal de Loulé, a Fundação António Aleixo, enquanto entidade promotora, recebeu as chaves de um veículo que irá apoiar este programa de intervenção local.

O principal objetivo é trabalhar a integração social da comunidade de etnia cigana do Monte João Preto, na zona periférica de Boliqueime. Uma comunidade cujas principais problemáticas identificadas residem na exclusão e autoexclusão social, baixo nível cultural e baixa literacia, abandono escolar precoce ou condições habitacionais precárias.

Pretende-se, através de um conjunto de ações previstas no âmbito do “Caminhos”, promover o envolvimento da população na resolução dos seus problemas. Nesse sentido, serão formados elementos-chave na comunidade e é através do papel desse “facilitador” que será feita a ligação à comunidade local, permitindo trabalhar determinadas competências sociais e pessoais dos habitantes do Monte João Preto, que contribuirão para reduzir o insucesso, abandono e absentismo escolar, promover a qualificação, empregabilidade e autonomização da comunidade.

De entre as atividades previstas destaca-se a criação de um gabinete de mediação comunitária para informações sobre questões ligadas por exemplo à segurança social, percursos para a empregabilidade através de ações em parceria com o IEFP com vista à integração profissional de adultos em idade ativa, o gabinete de apoio familiar e parental, com mentoria de aprendizagem, numa intervenção com as escolas, atividades de “cidadão responsável” que visam, por exemplo, a limpeza do acampamento, atividades de férias, música para todos (em parceria com o Conservatório de Música), workshops de educação não formal, entre outras.

Esta carrinha irá trabalhar localmente e servirá como mediador dentro da comunidade. Posteriormente o objetivo é que o projeto Caminhos seja replicado noutras comunidades dentro do Concelho de Loulé e que a viatura móvel possa aí servir as atividades.

Refira-se que esta iniciativa nasce ao abrigo do Contrato Local de Segurança, celebrado entre o Município de Loulé e o Ministério da Administração Interna, um instrumento de trabalho que coloca em prática a cooperação institucional à escala local, promovendo a interação com a comunidade e a administração central, as autarquias e os parceiros locais. A par das matérias mais diretas ligadas à segurança, a integração de programas de proximidade, a redução das vulnerabilidades sociais ou a promoção da cidadania e igualdade de género são alguns dos eixos deste Contrato Local de Segurança.

O Projeto “Caminhos” tem por missão promover, de forma sustentada, a autonomia, as condições de bem-estar e a satisfação de necessidades básicas e específicas, combater a exclusão, apoiar nas atividades instrumentais da vida quotidiana e atividades sócio recreativas, da população residente em territórios socialmente vulneráveis. 

Por forma a facilitar a intervenção in loco e proximidade à população alvo, a autocaravana adquirida com o apoio financeiro do Município de Loulé será determinante para a concretização das suas ações de forma itinerante.

Fonte: GAP da CM LouléVeiculoFundaAntonioAleixo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS