Faro | "Arrail de São João" no Largo Afonso III

Regionais
Tools
Typography

O São João chega a Faro dias 21 e 22 de junho e é comemorado no Largo Afonso III, na Cidade Velha. Da iniciativa fazem parte o tradicional bailarico, com mastros a condizer, a marcha popular, os comes e bebes típicos da festa, e claro, os manjericos. Tudo num espaço ligado às memórias e identidades territoriais, neste caso o Largo Afonso III.

Com este evento, que inicia às 19h00, dos dias 21 e 22 de junho, o Município de Faro pretende proporcionar duas noites de convívio e ao mesmo tempo manter acesa a tradição de uma festa popular importante e com imensa tradição na cidade. Recorde-se que, até à primeira metade da década de 80, o dia de São João, 24 de junho, correspondeu ao feriado municipal de Faro. Na véspera e dia de S. João, havia sempre um grande arraial festivo com mastros, baile, fogueiras de alecrim, ruas enfeitadas com balões e bandeiras de papel multicolores, onde era comum o sentar às portas, comendo gastronomia típica como caracóis e sardinha assada. É precisamente esse espírito de festa, de convívio popular e de regresso a memórias antigas que se pretende reviver com este arraial.

Esta festividade, uma manifestação clara do património popular e imaterial, ligado a rituais de namoros, de saúde e até de lendas de mouras encantadas, conta com a animação dos artistas locais Cristiano Martins e Marcha da Alegria (Patacão) no dia 21 e Nestor Lozinho, no dia 22. Esperam-se assim dois dias de festa, animação e de recuperação da memória e do património cultural.

Fonte: GRP da CM FaroArraialMuseuFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS