Câmara de Lagos reuniu com os empresários do Turismo e Restauração

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Com o intuito de preparar a época turística que se avizinha e fortalecer a relação de proximidade entre o Município e as empresas do setor, realizou-se no dia 31 de maio, no Auditório do Ed. Paços do Concelho Séc. XXI, uma reunião que juntou autarcas, representantes das forças de segurança, da Saúde (ACES Barlavento/Centro de Saúde de Lagos) e da ALGAR, assim como muitos dos empresários com negócios de alojamento turístico, restauração e bebidas e animação turística que operam no concelho de Lagos.

Apresentar o trabalho que o Município tem feito em diferentes frentes para que a época turística corra da melhor forma para os visitantes e, consequentemente, para todos os que trabalham e dependem deste sector de atividade foi um dos objetivos da reunião. A par disso, o Executivo quis também ouvir os empresários, perceber as suas expetativas e preocupações, para, em diálogo e num espírito de parceria, ser mais fácil minimizar as dificuldades e o impacto da chamada “pegada turística”.

Paulo Jorge Reis, Vereador com a área da Proteção Civil e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagos, apresentou o trabalho feito no âmbito da prevenção dos fogos, que remonta a 2006, data em que se iniciaram as ações de conservação do espaço rural no âmbito do Plano Florestal da Associação de Municípios Terras do Infante e criaram as equipas de Sapadores, então constituídas apenas por três efetivos em cada município. Hoje existem quatro equipas (2 em Aljezur, 1 em Lagos e 1 em Vila do Bispo), todas elas dotadas de cinco vigilantes. O autarca deu a conhecer os recursos de viaturas e maquinaria afetos a esta atividade, utilizados nos trabalhos de prevenção estrutural realizados durante o inverno (manutenção de faixas), a que se segue a prevenção operacional (consistindo em vigilância ativa) com início a 1 de junho, concluindo que “naquilo que é a prevenção o trabalho de casa foi feito, esperando-se agora que as condições meteorológicas também ajudem”. Paulo Jorge Reis sensibilizou ainda os presentes relativamente à responsabilidade de manutenção do espaço rural, que é de todos, de modo a evitar que haja alguma ocorrência que afete a atividade económica e a imagem turística do concelho e da região.

A gestão do centro histórico, a ocupação indevida da via pública, a circulação e estacionamento automóvel abusivos, a regulação da animação de rua, a limpeza das praias, as acessibilidades viárias, o tratamento dos espaços verdes, o estado das rotundas situadas nos principais acessos à cidade, a manutenção dos passeios e espaço público, a Taxa Turística, o licenciamento e a fiscalização das unidades de Alojamento Local, a recolha de resíduos sólidos e de recicláveis e a limpeza urbana, foram os temas que mais suscitaram o debate, com o Município a informar sobre as medidas que tomou ou irá implementar para melhorar o nível de desempenho nestas áreas.

A este propósito Maria Joaquina Matos recordou que só recentemente, com a retoma da economia e a recuperação financeira do Município, foi possível perspetivar novamente a realização de obras há muito necessárias como a Reabilitação da Estrada Municipal entre as Quatro-Estradas e a Vila da Luz, cujo lançamento da empreitada foi agora publicado em Diário da República, o arranjo da Estrada da Meia Praia e a requalificação das Ruínas dos Balneários Romanos da Luz, mas também de outras obras que, não contribuindo diretamente para a atratividade turística do concelho, consomem importantes recursos financeiros, como sejam a construção da nova Escola EB1 + JI da Luz. No que respeita à Taxa Turística, a Presidente informou que a mesma visa intervenções que contribuam para minimizar a pegada turística, estando a ser discutida em 2019 para entrar em vigor, em termos de cobrança, em 2020.

Em resposta às críticas feitas sobre a falta de manutenção do espaço público, Luis Bandarra recordou que o Município tomou a decisão de não permitir a aplicação de herbicidas, em benefício da saúde dos cidadãos e do ambiente, o que torna mais difícil controlar as ervas infestantes. O Vereador deu ainda conta de outras ações que foram realizadas ou estão previstas em matéria de higiene urbana e proteção ambiental, como sejam: o reforço de papeleiras no centro histórico; o reforço com uma viatura do serviço de recolha de resíduos verdes (restos de jardins); a campanha de sensibilização sobre os resíduos que será feita porta-a-porta no centro histórico, na 2.ª quinzena de junho; e a campanha de sensibilização ambiental “O mar começa aqui”.

As forças de segurança anunciaram, também elas, as medidas que estão previstas na época alta, com a PSP a informar que existirá um reforço de meios através da vinda do corpo de intervenção já a partir de 15 de junho. A GNR, por seu turno, vai também ver reforçado o seu dispositivo com patrulhas montadas e o acolhimento de estagiários. Relativamente à Polícia Marítima o dispositivo para a época balnear será semelhante ao dos anos anteriores, estando previsto um esforço acrescido de fiscalização na zona dos passeios marítimo-turísticos e uma sensibilização para a cooperação entre os operadores privados, de modo a garantir que haja espaço para todos e evitar acidentes.

A Câmara encerrou a reunião dando nota da aposta no aumento e diversificação da oferta cultural, salientando alguns dos eventos que irão marcar os próximos meses, assim como o trabalho de promoção dos vinhos e da doçaria, com destaque para a candidatura do Dom Rodrigo de Lagos às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Fonte: SC da CM LagosReuniaoEmpresariosLagos

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