"Dia Mundial do Brincar" juntou Alunos do Concelho para ver Concertos da Xana TOC TOC

Regionais
Tools
Typography

O “Dia Mundial do Brincar” foi assinalado ontem, dia 28 de maio, com um concerto da cantora Xana Toc Toc destinado a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho de Silves. Todos tiveram a oportunidade de gratuitamente participar nesta festa, realizada no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves, pelas 10h30 e organizada em parceria pelo Município de Silves e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ).

«Queremos que todos os anos as crianças de Silves tenham a possibilidade de desfrutar de um dia diferente, de um dia em que podem brincar livremente e viver na plenitude a sua infância», referiu Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. «Os mais pequenos têm de aprender e, também, aprender a brincar, mas necessitam de ver respeitado o seu direito a brincar e a desenvolver a sua imaginação e criatividade e este espetáculo, que os fez viajar à selva, permitiu precisamente isso, pois teve um cunho marcadamente pedagógico e promotor da imaginação», salienta a autarca silvense.

A iniciativa integra as comemorações do Ano Nacional da Colaboração, uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Fórum para a Governação Integrada (Forum GovInt) e que tem o objetivo de mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis. «É o segundo ano consecutivo em que dinamizamos esta ação», diz Luis Santos, Presidente da Comissão de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) e Chefe da Divisão de Desporto, Educação, Juventude e Ação Social da autarquia. «Isto significa que tem havido uma estreita colaboração e que a iniciativa que ontem realizámos incorpora plenamente estes objetivos definidos para o Ano Nacional da Colaboração. Por outro lado, queremos enfatizar a importância desta data e do direito que todas as crianças têm – embora muitos não o reconheçam - ao lazer, a brincar, expresso na Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990 (art.º 31.º n.º 1)», salientou.

Xana Toc Toc animou os cerca de três mil alunos presentes, com o seu último trabalho em “Xana Toc Toc na Selva” e presentes estiveram a Presidente da CMS, Rosa Palma, Luís Santos e Helena Fazenda, em representação da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

Esta ação contou com o apoio do Silves Futebol Clube, dos Bombeiros Voluntários de Silves e da Simply.

Fonte: GRP do Mun SilvesXanaTocToc2XanaTocToc3XanaTocToc1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS