Banner Alto Página

Museu Municipal de Loulé duplamente premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

Regionais
Tools
Typography

O Museu Municipal de Loulé marcou presença na cerimónia dos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia) 2019, na passada sexta-feira, 24 de maio, que decorreu no Museu e Teatro de Leiria. Desta iniciativa o Museu Municipal trouxe para Loulé dois prémios relativos a duas iniciativas promovidas em conjunto com outras entidades.

Assim, na área da Comunicação Online, o Museu foi distinguido com o projeto visita virtual da exposição “Loulé: Territórios, Memórias, Identidades” que será dada a conhecer ao público e permanecerá para seu usufruto após o encerramento da exposição que se encontra patente no Museu Nacional de Arqueologia. Já na área da Investigação, foi premiado o projeto em curso “Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich e Os Louletanos no Sistema Concentracionário Nazi”.

Esta cerimónia distingue os melhores trabalhos dos profissionais e instituições museológicas, incentivando e premiando a criatividade, dando visibilidade ao que melhor se faz em Portugal na área da museologia. Num universo de 190 candidaturas, foram atribuídos 25 prémios no total e uma Menção Especial na área do Conhecimento sem esquecimento (1939-2019) que relembra os 80 anos do início da II Guerra Mundial, distinguindo entidades que detêm espólio referente a este período da história mundial.

É um reconhecimento do trabalho que a equipa do Museu, em parceria com outras instituições, nomeadamente Museu Nacional de Arqueologia e Universidade Nova de Lisboa - Instituto de História Contemporânea, tem estado a desenvolver no sentido de dar a conhecer, cada vez mais, Loulé e as suas raízes/identidades culturais às gentes da sua terra, mas também aos que nos visitam, levando o nome deste Concelho além-fronteiras, mas também de contribuir para espalhar os valores da liberdade e respeito pelas diferenças dos outros.

Recorde-se que em 2018 o Museu Municipal de Loulé foi distinguido nas áreas de melhor Exposição Temporária, melhor Catálogo e Educação e Mediação Cultural com a exposição “Loulé. Territórios, Memórias, Identidades”.

Relembre-se que ainda podem ser visitadas as exposições “Loulé. Territórios, Memórias, Identidades”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa (terça a domingo, das 10h00 às 18h00) e “Os Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich e os Louletanos no Sistema Concentracionário Nazi”, na Casa Memória do Século XX, Duarte Pacheco, edifício da Assembleia Municipal de Loulé (horário de inverno - outubro a maio – de terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00; horário de verão – junho a setembro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 -18h00, e aos sábado, das 10h00 às 16h30.

Fonte: GAP da CM LouléPremioMuseuLoule2PremioMuseuLoule3PremioMuseuLoulePremioMuseuLoule4

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS