Tavira assinala Dia Internacional dos Museus

Regionais
Tools
Typography

No seguimento do Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, o Museu Municipal de Tavira tem previstas diversas atividades gratuitas. No período da manhã, pelas 11h00, decorrem visitas guiadas às exposições “Artur Pastor e os Mundos do Sul” e “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”.

A exposição “Artur Pastor e os Mundos do Sul” resulta da colaboração entre as autarquias de Lisboa e Tavira, da cooperação do Arquivo Municipal de Lisboa com o Museu Municipal de Tavira.  

Artur Pastor foi um dos grandes fotógrafos portugueses do seculo XX. A presente mostra compreende várias salas temáticas com fotografias sobre agricultura, pescas, arquitetura, atividades artesanais, atividades de investigação agrícola e, ainda, uma retrospetiva da sua primeira exposição em 1946, “Motivos do Sul”. Estão expostos, também, os seus primeiros trabalhos, desde 1942 até 1974.

Durante a manhã, é possível usufruir, igualmente, de uma visita orientada à exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, a qual foi alvo de reestruturação e melhorias de conteúdos.

Concebida para todos públicos, esta permite a aprendizagem das múltiplas dimensões deste património e resulta da classificação transnacional da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, sendo Tavira a comunidade representativa de Portugal.

Já na tarde, e no âmbito da exposição “Palmira, a rainha do Deserto”, realiza-se, pelas 14h30, no Núcleo Islâmico, a palestra “Síria, uma cultura… dois mundos”, pelo fotógrafo Luís Reina.

A exposição funciona como uma viagem fotográfica a Palmira, antiga cidade situada no centro da Síria, classificada como Património Mundial da Humanidade da UNESCO (1980) e considerada um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo.

Fonte: Mun de TaviraTaviraMuseus

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS