Lagos | "X Festival dos Descobrimentos"

Regionais
Tools
Typography

É já no dia 1 de maio o arranque do X Festival dos Descobrimentos, um programa de recriação histórica que irá animar a cidade de Lagos durante cinco dias, envolvendo a participação em peso da comunidade escolar, das associações culturais do concelho, IPSS, agentes culturais e artísticos e muitas outras entidades, parceiras naturais desta organização. Para o Município esta é uma das iniciativas mais emblemáticas da estratégia de afirmação do posicionamento “Lagos dos Descobrimentos” que visa capitalizar esse legado histórico e cultural.

O programa inicia-se no dia 1 de maio com a realização de duas visitas guiadas. A primeira dará a conhecer, através da visita à Caravela Boa Esperança, as questões técnicas que permitiram a realização das viagens de descobrimento. Na parte da tarde oportunidade para visitar o local onde outrora desembarcaram as mercadorias que chegavam à então vila de Lagos, na primeira metade do século XV, e todo o comércio que se gerou em seu torno.

“Os 600 anos da descoberta da ilha da Madeira” é o tema em destaque, não só nas atividades de caráter científico integradas no Festival - como sejam a conferência e a exposição a inaugurar no dia 2 de maio nos Antigos Paços do Concelho – , como nos muitos momentos de animação que irão ser apresentados.

O Cortejo Histórico, no dia 3 de maio, com início às 14h30, é o ponto alto da programação criando uma moldura humana que preenche habitualmente toda a Avenida dos Descobrimentos, encaminhando as muitas centenas de figurantes e o público para o recinto da Feira, na Praça do Infante e Jardim da Constituição, onde durante três dias acontecem espetáculos de música, dança, teatro e fogo, estátuas vivas e animação de rua. Petiscos não irão faltar para degustar, assim como recordações para adquirir.

Neste período funcionarão paralelamente outros polos de animação temática na Caravela Boa Esperança, no Centro Ciência Viva de Lagos, na recriação da “Aldeia de Lagos”, no Mercado de Escravos e na Biblioteca Municipal.

A não perder, na noite de domingo, dia 5 de maio, a oportunidade de assistir ao espetáculo de videommaping que será projetado nas muralhas junto ao cais antigo, uma produção original, inspirada pela referência, do filósofo Agostinho da Silva, à cidade de Lagos como o Cais de Partida, comparando-o ao Cabo Canaveral. O filme conta-nos a história de Lagos, convidando o público a percorrer uma viagem desde os primeiros vestígios de ocupação humana, passando pela expansão marítima até aos dias de hoje. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Município de Aljezur, Município de Monchique, Município de Lagos, Município Silves, Município de Vila do Bispo e a Associação Cultural LAC - Laboratório Atividades Criativas.

Consulte aqui o programa detalhado do X Festival dos Descobrimentos:  PROGRAMA XFDL2019.pdf

Fonte: CM de LagosFestivalDescobrimentos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS