SCMA - Misericórdia de Albufeira Comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Regionais
Tools
Typography

De acordo como programa do evento, que decorre do dia 15 a dia 18 deste mês, a Misericórdia de Albufeira abre ao público a sua Capela da Misericórdia, efectua uma mostra de artesanato, no local adjacente, e realiza um encontro intergeracional, em Paderne.

A Capela da Misericórdia de Albufeira abre portas ao público, para dar início às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Localiza-se na Rua Henrique Calado, uma das mais antigas parcelas do centro histórico da cidade de Albufeira, e encontra-se de portas abertas, entre as 10:00 e as 13:00, de 15 a 18 de abril. Os visitantes poderão contemplar as obras existentes no edifício, relativas ao período manuelino, destacando-se o retábulo de talha, onde se encontram as imagens da Nossa Senhora da Visitação e do Senhor Morto e, ainda, o túmulo de Rui Dias, que teria sido o Alcaide do Castelo.

Ao lado da capela e durante o mesmo horário, vai decorrer uma mostra de trabalho artesanal, desenvolvido no âmbito das atividades ocupacionais do Lar de São Vicente. Vão estar em exibição peças elaboradas nos ateliers de Cestaria & Empreita, das Artes Criadas e do Tapete Mágico.

Sob o tema das comemorações de 2019, Património e Paisagem Rural, encerra-se o programa de atividades com um encontro intergeracional Saberes à Volta do Moinho. A iniciativa tem lugar no Moinho do Leitão, em Paderne, no dia 18 de abril, entre as 10:30 e 12:30h e as 14:30 e 16:30h. Para além de se poder visitar o moinho e de se observar, de perto, como funcionava a moagem dos cereais, os utentes da Instituição vão partilhar experiências e saberes, no âmbito do artesanato, da doçaria e da padaria regional e dos jogos tradicionais.

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação do tema em referência "com a finalidade de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada". A efeméride visa criar oportunidades, para sensibilizar e reforçar laços identitários e para criar perspectivas de futuro, alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.

Fonte: Misericórdia AlbufeiraMonumentosSitiosPaderne1MonumentosSitiosPaderne

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS