Município de Albufeira comemora 'Dia Internacional do Jazz'

Regionais
Tools
Typography

João Galante “Entre Amigos” – Tributo a Ray Charles é o mote para o concerto comemorativo do Dia Internacional do Jazz em Albufeira, uma celebração que tem por objetivo lembrar a importância deste género musical e a sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O espetáculo realiza-se no próximo dia 30 de abril, a partir das 21h30, no Auditório Municipal. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

O Dia Internacional do Jazz foi durante muitas décadas celebrado em Albufeira em formato de Festival por ação de João Galante, que regressa agora com uma formação de luxo para celebrar o Jazz, um género musical que aposta na criatividade e na improvisação e que é muito apreciado pelo público deste concelho.

No próximo dia 30 (terça-feira), o espetáculo conta com uma formação musical composta por João Galante, que ocupa o piano e dá a voz, tendo como parceiros Paulo Neves no contrabaixo, Ciro Lee na bateria e no sax Matt Lester.

Para se juntarem à celebração, o músico convidou, ainda, Fernando Girão, Rachel Gould e Carolina Lobanova (voz) e João Maló (guitarra).

O homenageado é o lendário Ray Charles, conhecido como sendo o pioneiro da soul music nos anos 50 e frequentemente apelidado de génio. Ray Charles, cujo verdadeiro nome era Charles Robinson, nasceu a 23 de setembro de 1930 em Albany, na Geórgia, no seio de uma família pobre, marcada pelo segregacionismo racial que naqueles tempos era Lei em muitos estados do sul dos EUA. Com sete anos cega e oito anos depois fica órfão. Sobre estes tempos dirá um dia mais tarde: “A Música deu-me a força para sobreviver”. A 22 de maio de 2003, Ray Charles subiu ao palco em Los Angeles para o seu concerto número 10 mil e “partiu” no ano seguinte.

Recorde-se que o Dia Internacional do Jazz foi criado pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Foi em 2012 que a efeméride foi celebrada pela primeira vez, sendo de destacar que o Jazz é um género musical associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Os bilhetes custam 5,00€ e estão à venda na Câmara Municipal/CIAC nos dias úteis (9h00-13h00| 14h00-16h00) e no Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15. Para mais informações e reservas contacte através dos telefones: 289 599 521 e 289 570 721.

Fonte: GRP da CM AlbufeiraDiaIntencaionalJazz

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS