Faro | A 'Altimetria' celebra 9 anos em 2019

Regionais
Tools
Typography

A Associação Desportiva Altimetria é uma associação sem fins lucrativos que irá fazer 9 anos em novembro deste ano. Esta associação está localizada no Parque Ribeirinho de Faro, um local reabilitado recentemente pela Câmara de Faro e que está intimamente ligada ao Desporto Farense. Os objetivos principais desta organização passam por “Pôr Faro a pedalar”, de modo a aumentarem o número de ciclistas ativos em Faro, conjugada com o recente aparecimento das ciclovias na capital algarvia.

Atualmente, ocupa a oitava posição no ranking de associações desportivas de ciclismo a nível nacional, sendo que o seu público-alvo são maioritariamente pessoas com + 35 anos que possuem paixão por pedalar de modo a incentivá-las à pratica desta modalidade, tornando-a numa rotina. A associação foca igualmente a sua atividade de promoção no público que não sabe andar ou que tem receio de circular de bicicleta pela cidade, de modo a angariar um maior número de associados, contando atualmente com cerca de 500 associados, dos quais apenas 150 são sócios ativos.

Apesar, de estar mais viradas para este segmento, com um estilo de vida mais estabilizado e à procura de potenciais hobbys, a Altimetria também acolhe jovens entusiastas do ciclismo a partir dos 8 anos de idade para iniciação à prática, contudo a idade mínima de participação nos eventos é 10 anos, tendo atualmente nas suas fileiras 50 miúdos e 100 respetivos pais.

A Altimetria organiza diversos eventos como por exemplo, o “Ribeirinho Race”, uma corrida à volta do parque onde está sediada a associação. Mas, o seu maior evento são mesmo as “24h de BTT” no Estádio do Algarve, que vão decorrer nos dias 1 e 2 de junho do presente ano e que conta anualmente com cerca de 500 participantes, que pedalam individualmente ou em equipas durante 24h seguidas. No 1º Domingo de cada mês, também organizam um passeio direcionado para quem não pedala regularmente, sendo que cada um faz o passeio até ao Ludo no seu ritmo, sempre num ambiente de convívio saudável.

O principal objetivo desta associação é mesmo “Promover a mobilidade urbana em Faro, através da bicicleta. Meter Faro a pedalar”. Este objetivo vai sendo atingido pela promoção do uso da bicicleta em meio urbano em detrimento do veículo pessoal. Estas atividades de duas rodas sem motor também promovem as relações interpessoais dos seus associados, através dos eventos patrocinados pela Altimetria.

Os alunos do 2º ano do curso de Marketing da Universidade do Algarve, no âmbito da unidade curricular de Políticas de Comunicação, realizaram uma visita à associação, deslocando-se a pé ou em meios não poluentes de modo a incentivar a prática de atividade física e ao ar livre.  

Nessa visita aperceberam-se que esta associação tem um grande défice de comunicação, que se reflete sobretudo no número de associados (500), englobados num grande universo (Faro - 60.000 habitantes). Este facto deve-se, maioritariamente, à falta de pessoal efetivo na parte da comunicação; à nova lei de comunicação de publicidade; à falta de parcerias com outras empresas ligadas ao Desporto, sendo que apenas contam parcerias com a RubisGas e com a Câmara de Faro. Possíveis sugestões seriam a realização de presenças em instituições de Ensino, assim como também uma maior presença nas redes sociais como o Instagram, e mais parcerias com empresas do mesmo ramo ou com públicos alvo semelhantes.

A Altimetria combina valores como o trabalho em equipa, amizade, desporto ao ar livre, e tendo em conta que a população Farense cada vez mais liga a componente desportiva ao seu dia-a-dia, seria uma excelente aposta para um novo hobby dos Farenses em geral.

Fonte: UALGAltrimetria2

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS