Conferência | Professora Helena Rodrigues fala sobre a aposta de Loulé

Regionais
Tools
Typography

Esta quinta-feira, 28 de março, pelas 21h30, a professora Helena Rodrigues (da prestigiada Companhia de Música Teatral) vai estar no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, proferir uma conferência sobre o projeto GermInArte e a aposta na Arte para a Infância que tem vindo a realizar-se a sul, em Loulé, desde 2017, bem como os caminhos de futuro a trilhar nesta área.

A palestra, intitulada “Florir a Sul: formação em arte para a infância pós-GermInArte”, faz também uma retrospetiva das dinâmicas e ações que têm vindo a ser implementadas em Loulé em termos programáticos, as quais se consubstanciam em três vertentes: apresentação de espetáculos diferenciadores para a infância; disponibilização de formação regular e continuada para os profissionais que trabalham com as crianças; e dinamização de debates e palestras com reflexão crítica e troca de experiências e visões sobre esta temática.

O projeto GermInArte – Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2018, deixou uma série de reflexões e de práticas de formação de caráter artístico e educativo visando a qualificação de profissionais em contacto com a infância. Desde logo adotou uma perspetiva holística na forma de fazer coabitar profissionais com diferentes perfis de formação e na forma de abordar as práticas artísticas nos cuidados e na educação na infância. A par da exposição de um conjunto de ideias plasmadas no Manifesto GermInArte, nesta comunicação mostra-se o percurso deste projeto, dando a conhecer as diferentes modalidades de formação criadas. Promover o bem-estar e contribuir para o desenvolvimento social e humano a partir da primeira infância continua a ser um grande objetivo, numa viagem cheia de perguntas, resiliência e muita esperança. Como será florir a Sul? 

Helena Rodrigues é professora do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. Colwyn Trevarthen é outra relevante influência no seu trabalho. Com uma formação de base nas áreas da Psicologia e da Música, tem-se interessado também pelas áreas do teatro físico e dos efeitos terapêuticos da música. O conjunto destes e outros saberes tem-na levado a formular uma proposta original de formação, visando contribuir para uma melhoria dos cuidados na infância. Foi “Researcher Fellow” da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É diretora artística da Companhia de Música Teatral, cujo trabalho tem sido apresentado em Portugal, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Dinamarca, Finlândia, Macau, Reino Unido, Finlândia, Tailândia, etc.

A conferência tem a duração aproximada de 75 minutos, inclui debate com o público, é de entrada livre e destina-se a educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância. Requer inscrição prévia, limitada: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 289414604

O Auditório do Solar da Música Nova é um espaço cultural que funciona numa lógica de programação em rede com o Cine-Teatro Louletano, privilegiando-se nesse novo espaço as dimensões da formação, mediação cultural e artística e da criação emergente e apoio a projetos performativos locais/regionais.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM LouléHelenaRodrigues

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS