Tavira | Seminário "Um Mundo Novo" - Portugal e o Algarve nos séculos XV e XVI

Regionais
Tools
Typography

O Seminário Um Mundo Novo – Portugal e o Algarve nos séculos XV e XVI decorre no âmbito das celebrações dos 500 anos da elevação de Tavira a cidade, por carta outorgada por D. Manuel I datada a 16 de março de 1520. Realiza-se na Igreja da Misericórdia de Tavira, dia 16 de março das 09h00 às 17h30.

O seminário visa contextualizar os movimentos sociais, os acontecimentos e as obras relevantes, assim como promover a compreensão de dois séculos no decorrer dos quais Portugal assumiu importância central para o conhecimento dos continentes e das relações entre os povos.

Tavira foi, nesse período, a principal urbe do Algarve, importante porto mercantil, lugar estratégico na expansão portuguesa para o Norte de África, terra de navegadores oceânicos como os Corte Real. Nesta cidade residiu D. João II com a sua corte e invernava a Esquadra do Estreito.

As marcas dessas épocas, na cidade, são, ainda, visíveis no urbanismo, perfil ribeirinho, conventos e igrejas, telhados de tesouro e inúmeros pormenores renascentistas.

Programa

09h00: Abertura do secretariado

09h30: Sessão de abertura – Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira; Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; Adriana Nogueira, Diretora Regional da Cultura do Algarve

1.º Painel | Moderação: Jorge Queiroz (Diretor do Museu Municipal de Tavira)

10h00: “O século XV: Um mundo em composição” – Luís Filipe Oliveira (FCHS – Universidade do Algarve)

10h30: “A Marinha Portuguesa nos Séculos XV e XVI” – José António Rodrigues Pereira (Academia de Marinha)

11h00: Pausa para café

11h15: “A participação dos algarvios na Carreira das Índias no século XVI” – Maria da Graça Ventura (Centro de História da Universidade de Lisboa)

11h45: “A organização militar portuguesa nos séculos XV e XVI” – Coronel Luís Albuquerque (Diretor do Museu Militar de Lisboa)

12h15: Debate

12h45: Almoço livre

2.º Painel | Moderação: Daniel Santana (Museu Municipal de Tavira)

14h30: “Tensões e dinâmicas religiosas entre Portugal e o mundo (séculos XV-XVI)” – Fabrizzio Boscaglia (Universidade Lusófona)

15h00: “Influências clássicas na literatura renascentista” – Adriana Nogueira (FCHS – Universidade do Algarve) 

15h30: “Ordens religiosas, arquitetura e urbanismo em Portugal (séculos XV-XVI)” – Catarina Almeida Marado (CES – Universidade de Coimbra, FCHS – Universidade do Algarve)

16h00: Pausa para Café

16h15: “Tavira e as produções artísticas de um "mundo novo": antecedentes e principais realizações (séculos XV-XVI)” – Carla Varela Fernandes (IEM– DHA– FCSH – Universidade Nova de Lisboa)

16h45: Debate

17h00: Encerramento 

Organização: Município de Tavira | Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Informações junto do Museu Municipal de Tavira, pelo telefone 281 320 500 (ext. 2309, 2307 ou 2302) ou por correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Participação gratuita, lotação limitada; inscrição obrigatória, até 14 de março (5.ª feira), através do preenchimento do formulário: https://goo.gl/forms/NGU8z23jjdTrin3A3

Fonte: Museu Municipal TaviraMundoNovoTavira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS