Alunos do ensino secundário vibraram com peça "Elastic" no Cine-Teatro Louletano

Regionais
Tools
Typography

Mais de 300 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, e respetivos docentes, da cidade de Loulé vibraram com a peça "Elastic", uma coprodução LAMA/Cine-Teatro Louletano/O Espaço do Tempo, com encenação do criador algarvio João de Brito, nas duas contagiantes apresentações realizadas no Cine-Teatro Louletano a 5 e 6 de fevereiro, havendo ainda uma terceira sessão para o público em geral, que registou uma adesão relevante, integrada no programa cultural 365 Algarve.

No final das apresentações houve lugar a conversas com o encenador e os atores envolvidos (Inês Monstro, Diogo Valsassina, Luís Simões e Jorge Albuquerque) sobre a temática da peça e o processo criativo associado, tendo ainda sido frisada a importância de haver em Portugal mais trabalhos na área teatral que possam ser apelativos para o público adolescente, e que abordem temas que sejam caros a esta faixa etária.

“Elastic” é uma peça que revisita a nostalgia de uma juventude que cheira a mar e que teima em proporcionar reencontros afetivos e recomeços vitais através da música. Um regresso ao passado para questionar amizades e cumplicidades, entre risos e silêncios comunicantes, e o peso da mudança, da passagem do tempo e da memória, rematando com uma apologia esperançosa do recomeço.  

A apresentação desta peça enquadra-se numa estratégia programática de declarada aposta do Cine-Teatro Louletano na oferta cultural dirigida à comunidade escolar (desde o pré-escolar ao nível secundário), a qual ainda foi mais reforçada na presente temporada que decorre até junho, inclusive com vários espetáculos de que a aludida estrutura performativa louletana é coprodutora, estimulando assim a criação e circulação artística, nomeadamente de projetos emergentes.

O envolvimento da comunidade escolar na peça “Elastic” resultou de uma estreita e regular colaboração entre a mesma, neste caso a Escola Secundária de Loulé e a Escola EB2,3 Engº. Duarte Pacheco, e a Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano com a intermediação da sua Divisão de Educação e Juventude.

Para mais informações os interessados podem consultar a página de facebook do Cine-Teatro Louletano – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM LouléElasticTeatro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS