Silves | João de Deus retratado na exposição "Comenius e a Arte de Ensinar"

Regionais
Tools
Typography

O poeta e pedagogo messinense João de Deus é retratado na exposição “Comenius e a Arte de Ensinar”. Contando com o apoio da Câmara Municipal de Silves, esta mostra de índole internacional esteve patente em Espanha e Itália, encontra-se, neste momento em itinerância pela região do Algarve. SB de Messines é um dos pontos por onde a mesma irá passar durante o mês de março.

Baseada na obra de Comenius (pedagogo do séc. XVI, pai do ensino pictórico e da “Ditacta Magna” e pensador universalista que defendia que se deve "ensinar, tudo a todos e totalmente"), a mostra dá, ainda, especial atenção a João de Deus, messinense, autor da “Cartilha Maternal”, através de um painel intitulado “Comenius e João de Deus - Dois séculos de distância, o mesmo desejo pela universalidade do ensino”.

Atualmente em exibição em Faro, na Biblioteca da Universidade do Algarve (campus Gambelas), “Comenius e a Arte de Ensinar” visitará o concelho de Silves, entre os dias 8 e 22 de março, onde irá estar patente na Casa Museu João de Deus, em SB Messines, por ocasião das comemorações do 189.º aniversário do nascimento de João de Deus.

De referir que esta mostra, avaliada em 36 mil euros, dá a conhecer ao grande público livros raros, alguns dos quais primeiras edições. As publicações apresentadas poderão não ser as mesmas em cada um dos locais que a exposição visitar, atendendo à sua antiguidade, necessidade de repouso e minimização da exposição à luz.

Mais informações sobre a programação poderão ser recolhidas junto da CMJD ou através do telefone 282 440 892 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fonte: GRP do Mun SilvesExposicaoComenius

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS