A Arte de Ensinar circula no Algarve

Regionais
Tools
Typography

"Comenius e a Arte de Ensinar" é o título da exposição internacional que chega agora ao Algarve, depois de ter estado quase um ano na cidade do Porto. Barcelona e Málaga, em Espanha, e Bolonha, em Itália, foram outras das cidades por já passou esta exposição. Comenius, pedagogo do séc. XVII, pai do ensino pictórico, pensador universalista defendia que se deve "ensinar, tudo a todos e totalmente", uma premissa que continua válida nos dias de hoje.

A sua principal obra a Didacta Magna, ainda é lida e vendida em várias línguas à escala global. O ideário de Comenius foi absorvido pela maçonaria e influenciou outros pedagogos como Krause e Maria Montessori.

Esta exposição chega ao Algarve acrescida de valor, porquanto estabelece uma proximidade entre a proposta didática de Comenius e o trabalho do algarvio, messinense, João de Deus, autor da Cartilha Maternal. Apesar dos 200 anos que distam entre estes dois pedagogos, ambos defendiam a importância da ensinar a ler e a contar a partir de casa, com o apoio das mães.

A exposição, avaliada em mais de 36.000€, é composta por 13 painéis e livros, alguns dos quais primeiras edições ou edições raras. A organização realça: "pelo facto da exposição circular no Algarve durante vários meses seguidos, não será possível ter sempre os mesmos livros, e, nem sempre os livros mais antigos em exposição durante muito tempo. Alguns têm 200 anos e é necessário que estejam em repouso e com pouca exposição à luz. Não obstante, está a ser diligenciado junto da Rede de Bibliotecas do Algarve a exposição dos mesmos títulos mas de edições mais recentes, de modo a ser possível uma verdadeira representatividade do legado cultural de Comenius e de João de Deus».

A exposição foi inaugurada no dia 6 de Fevereiro, na Biblioteca da Universidade do Algarve, com as presenças de: Saúl Neves de Jesus e de Carla Vilhena, respectivamente, vice-reitor e docente da Universidade do Algarve; e de Francisco Casanueva Freijo e Eduard Berga, da Fundação Rosacruz.

Depois da Biblioteca de Faro, esta exposição acompanha o 189º aniversário de João de Deus, na Casa Museu que lhe dá o nome, em São Bartolomeu de Messines, dia 8 de Março, a partir das 16:00 horas.

Fonte: Fundação RosacruzComeniusRosaCruz1ComeniusRosaCruz2ComeniusRosaCruz3ComeniusRosaCruz4ComeniusRosaCruz5ComeniusRosaCruz6ComeniusRosaCruz6ComeniusRosaCruz7ComeniusRosaCruz

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS