Exposição "Comenius" e a Arte de Ensinar em Portugal

Regionais
Tools
Typography

Esta exposição que já passou pelas cidades de Barcelona e Málaga, em Espanha, e Bolonha, em Itália, chega, finalmente, ao Algarve depois de ter estado nos últimos meses na cidade Porto. Comenius, pedagogo do séc. XVII, pai do ensino pictórico, pensador universalista efendia que se deve "ensinar, tudo a todos e totalmente", uma premissa que continua válida nos dias de hoje.

A sua principal obra a Ditacta Magna, ainda é lida e vendida em várias línguas à escala global. Tendo o ideário de Comenius sido absorvido pela maçonaria e influenciado outros pedagogos como Maria Montessori, esta exposição chega ao Algarve acrescida de valor, porquanto estabelece uma proximidade ao trabalho do algarvio, messinense, João de Deus, autor da Cartilha Maternal.

A exposição é inaugurada no dia 6 de fevereiro, pelas 16h30, na Biblioteca da Universidade do Algarve, seguida de palestra sobre a mesma temática que contará com as presenças de: Saúl Neves de Jesus, Vice-Reitor, e de Carla Vilhena, ambos da Universidade do Algarve; de Francisco Casanueva Freijo e Eduard Berga, da Fundação Rosacruz.

A exposição, avaliada em mais de 36.000€, será acompanhada, em alguns momentos da sua permanência na região, por livros raros, alguns deles primeiras edições. A organização realça: "pelo facto da exposição circular no Algarve durante vários meses seguidos, não será possível ter sempre os mesmos livros, e, nem sempre os livros mais antigos em exposição durante muito tempo. Alguns têm 200 anos e é necessário que estejam em repouso e com pouca exposição à luz. Não obstante, está a ser diligenciado junto da Rede de Bibliotecas do Algarve a exposição dos mesmos títulos mas de edições mais recentes, de modo a ser possível uma verdadeira representatividade do legado cultural de Comenius e de João de Deus».

Em nota de imprensa, a organização agradece às entidades que até ao momento apoiam a exposição, a saber: Universidade do Algarve; Direção Regional da Cultura; Câmara Municipal de Faro; Junta de Freguesia do Montenegro; União de Freguesias de Faro; Câmara Municipal de Silves, Junta de Freguesia de Portimão, e, de modo especial à direção técnica da Biblioteca da Universidade e à coordenação da Casa Museu João de Deus, pelo apoio, disponibilidade de recursos e tempo dedicado ao tema. Destaca-se ainda o apoio do Comissariado "Algarve 365" na divulgação deste evento, que se encontra disponível em 5 línguas no sítio eletrónico deste organismo regional.

Fonte: Fundação RosacruzExposicaoComenius

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS